Peritos em catástrofes naturais suecos em Setúbal

Suecos partilham experiências sobre proteção civil 

Um grupo de dez peritos internacionais na área da Proteção Civil visitou a cidade e a região de Setúbal no âmbito de um programa europeu de partilha de boas práticas em matéria de resiliência e redução de catástrofes. O trabalho e o investimento impulsionados por Setúbal nas vertentes de proteção e preparação para eventuais cenários de emergência foram apresentados aos peritos suecos pelo vereador da Câmara de Setúbal com o pelouro da Proteção Civil e Bombeiros, Carlos Rabaçal.
Suecos e setubalenses partilham informação sobre socorro 

Na receção e apresentação feita ao grupo na sala de formações do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, o autarca deu a conhecer as principais medidas adotadas no âmbito da campanha europeia “Construir Cidades Resilientes: A minha cidade prepara-se!”.
Além dos investimentos realizados em matéria de apetrechamento de bombeiros e agentes da Proteção Civil, em particular com os novos equipamentos adquiridos através da candidatura comunitária “Resiliência Setúbal +”, Carlos Rabaçal destacou os vários exercícios realizados anualmente no território.
Como exemplos de boas práticas implementadas ao nível da redução do risco de catástrofe, destacou a adoção de um conjunto de instrumentos de gestão da prevenção e de planeamento, como o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Setúbal e a Carta de Risco da Península Industrial da Mitrena.
Entre estas ferramentas constam ainda o Plano de Emergência Externo da Península da Mitrena, o Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e planos operacionais complementares, assim como o Plano de Emergência Externo do Porto de Setúbal.
Numa visita ao território setubalense, o grupo de peritos escandinavos teve igualmente oportunidade de conhecer parte do trabalho de planeamento e gestão assegurado pela Proteção Civil, nomeadamente na Serra da Arrábida, na prevenção de incêndios florestais.
O painel informativo instalado no Parque Urbano de Albarquel, parte integrante de um sistema-protótipo de alerta de tsunami em desenvolvimento pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, centrou igualmente atenções do grupo.
Também as colunas SOS – Ponto de Encontro, instaladas em áreas estratégicas da zona histórica da cidade e que permitem comunicações de emergência, no âmbito do Plano Municipal de Intervenção no Centro Histórico de Setúbal, mereceram particular curiosidade dos peritos suecos.

Comentários