Natal está a chegar à cidade de Setúbal

Natal vai à Baixa da cidade com animação

Animação de rua com música, dança, teatro, literatura e artes circenses fazem parte do Natal na Baixa 2015, programa a decorrer entre dezembro e janeiro no centro histórico de Setúbal, que inclui um mercado com artesanato e produtos regionais. O STB Christmas Market, com artesanato urbano e tradicional, artigos vintagee produtos regionais, está de volta à Praça de Bocage. O certame, que funciona entre os dias 5 e 24 de Dezembro, sempre das 10 às 19 horas, é um dos destaques do vasto programa com atividades para toda a população.
Baixa da Cidade já inaugurou iluminação de Natal 

O Natal na Baixa 2015, uma organização da Câmara de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal e comerciantes da Baixa, dinamiza um programa de animação cultural e infantil, entre os dias 5 e 23 de Dezembro, com eventos ao ar livre para todos os públicos.
Música, dança, literatura, teatro e artes circenses contagiam o espírito natalício que faz pulsar o centro histórico, em particular as ruas da Baixa comercial, com eventos de manhã à tarde nos largos da Ribeira Velha e da Misericórdia, assim como na Praça de Bocage, na qual decorre um mercado de Natal.
Fado, música popular portuguesa e cante alentejano são apenas alguns dos géneros musicais que constam no programa de animação, com atividades sempre das 11 às 13 horas e das 15 às 18 horas, no qual marcam igualmente presença tunas e vários grupos de percussão, com atuações itinerantes.
Malafamado, Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, VisionEnsemble, Flickin’ Through Bossa Nova, Joaquim Gouveia Urban Trio, Zé Zambujo e 2Jah Brothers são alguns dos nomes que integram o programa de animação musical, no qual consta ainda os DJ Monchique e BIX.
A dança também está em destaque no Natal na Baixa 2015, com vários estilos para apreciar e também para experimentar. Além de várias demonstrações, como dança contemporânea, desportiva e tradicionais europeias, há um vasto leque de aulas abertas a descobrir, com zumba e ritmos latinos.
Para os mais novos, há um conjunto de atividades a não perder. Das animações infantis “Os Amigos do Pai Natal- Serafim & Benjamina” e “O Mundo da Zingarela”, à leitura de contos de Natal, a música para crianças, a encenações e a um desfile de moda infantil, o difícil é escolher o que assistir e participar.
No âmbito do Natal na Baixa 2015, cujo programa de animação cultural e infantil completo pode ser consultado aqui, as ruas do centro histórico servem ainda de palco para um conjunto de artes circenses, com a presença de cuspidores de fogo e estátuas vivas.
O Pai Natal marca presença no Largo da Misericórdia, nos dias 5, 8, 12 e 19 de Dezembro, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas, com surpresas para os mais novos, que podem ainda apreciar o presépio de Natal, instalado no Largo de Santa Maria, que ganha um novo encanto com as luzes que iluminam a Baixa.
O programa do Natal na Baixa prolonga-se até 2016, com as tradicionais Janeiras a serem entoadas no dia 6 de Janeiro, às 18 horas, na Praça de Bocage, numa atuação que inclui as participações do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” e do grupo musical ToquiVozes.


Comentários