Empresa sueca inaugurou centro de produção em Setúbal

Nova fábrica irá criar 30 postos de trabalho na cidade 

A atração e fixação de investimentos qualificadores no território foi destacada pela presidente da Câmara de  Setúbal, na terça-feira, na inauguração da unidade operacional de Portugal da empresa sueca Alfa Laval, instalada no Parque Industrial Sapec Bay, na Mitrena. O novo centro de produção, serviços e reparações da empresa sueca em Portugal, instalações com cerca de três mil metros quadrados e que incluem os escritórios comerciais anteriormente localizados em Lisboa, gerou a criação de vinte postos de trabalho, que podem ascender às três dezenas. 

Nova fábrica foi inaugurada durante o dia de ontem em Setúbal 

Maria das Dores Meira felicitou os responsáveis da Alfa Laval “pela iniciativa de investirem em Setúbal”, uma aposta que se traduz na criação de “mais riqueza e mais trabalho” e que “será, seguramente, recompensada pelas excelentes condições” que a cidade e o concelho proporcionam.
“Temos excelentes acessibilidades rodoferroviárias e um dos mais importantes portos do País, estamos muito próximos do principal aeroporto nacional e, mais importante, temos pessoas qualificadas para dar resposta aos desafios que a Alfa Laval traz”, vincou a autarca na cerimónia.
O novo centro de produção, serviços e reparações da empresa sueca em Portugal, instalações com cerca de três mil metros quadrados e que incluem os escritórios comerciais anteriormente localizados em Lisboa, gerou a criação de vinte postos de trabalho, que podem ascender às três dezenas.
Maria das Dores Meira salientou que a Câmara Municipal de Setúbal se orgulha “de ter uma postura proactiva que tem contribuído decisivamente para diminuir os custos de contexto da fixação de novas empresas”, política que contribuiu, só nos últimos anos, para a concretização de investimentos que totalizam “muitos milhões de euros”.
Contudo, a presidente da autarquia reafirmou que não basta atrair investidores e investimento e que é preciso uma estratégia abrangente. “É absolutamente necessário que Setúbal e a região promovam um processo de desenvolvimento sustentado, inteligente e inclusivo”.
Para a autarca, “a valorização do território é um objetivo fundamental” na persecução de “uma sociedade mais coesa e simultaneamente mais competitiva”, assente num “território progressivamente mais qualificado” e que proporcione “mais qualidade de vida e reforce a atratividade industrial e turística”.
O reforço do posicionamento geográfico foi também destacado por Maria das Dores Meira. “Os indicadores que possuímos colocam Setúbal numa posição muito favorável no ranking das cidades portuguesas, particularmente na Área Metropolitana de Lisboa, zona em que se confirma o posicionamento como polo de desenvolvimento regional”.
A autarca evidenciou, igualmente, a função charneira da região de Setúbal com o Alentejo e, em particular, com Troia, relação que favorece uma lógica de desenvolvimento regional e que reforça o posicionamento da cidade como referência na articulação destes territórios.

 Setúbal como cidade de primordial 
“A abertura desta unidade industrial reforça esta visão que temos de Setúbal como cidade de primordial importância no contexto socioeconómico do País”, realçou Maria das Dores Meira na cerimónia, que contou com intervenções do vice-presidente executivo da empresa, Nish Patel, do diretor-geral da Alfa Laval Ibéria, Jo Vanhoren, e do vice-presidente da Divisão Marítima e Diesel da empresa, Hans Henrick.
A abertura das novas instalações da empresa incluiu, além do período de alocuções, a abertura oficial da fábrica, com o corte simbólico da fita de inauguração, assim como uma visita ao novo centro localizado naquele parque industrial do concelho e um apontamento cultural.
O centro de produção, serviços e reparação da Alfa Laval inaugurado hoje em Setúbal tem como objetivo cobrir os mercados da Europa e da América do Norte com o fabrico e reparação de peças para caldeiras e outros componentes destinados a dar serviço a bordo de navios.
A empresa sueca Alfa Laval atua em várias áreas, em particular no desenvolvimento de equipamentos e serviços para aquecer, arrefecer, separar e transportar produtos farmacêuticos, óleo, hidrocarbonetos, água, compostos químicos, bebidas, alimentos e amido.
A empresa, presente em cerca de cem países, emprega perto de 18 mil pessoas e alcançou quase quatro mil milhões de euros em vendas em 2014, mais 18 por cento do que em 2013.

Comentários