Palmela e Montijo celebram dia do animal

Acreditamos no amor à primeira lambidela 

As câmaras de Palmela e Montijo associam-se às comemorações do Dia Mundial do Animal, 4 de Outubro, reforçando a sensibilização para os direitos dos animais e promovendo, em simultâneo, a adoção dos animais acolhidos no Canil Municipal, tanto em Palmela como e no Montijo. Amanhã há uma cãocaminhada solidária, em Pinhal Novo, e durante todo o dia há uma campanha de adoção dois animais do canil municipal, junto ao mercado municipal de Pinhal Novo. A Câmara do Montijo lembra que existem animais de estimação que esperam um novo lar. "Se considera que poderá ser um dono cinco estrelas, tendo a consciência da responsabilidade do compromisso a assumir, por que não beneficiar da agradável e fiel companhia de um amigo de quatro patas?", questiona  a autarquia do Montijo. 
Pinhal Novo realiza uma cãocaminhada  solidária este sábado 

Em Palmela, o município criou a "Caderneta do Animal de Estimação", a oferecer no momento da adoção. Esta caderneta, disse a Câmara de Palmela ao ADN, "funcionará como documento de identificação do animal, registo de vacinação, desparasitação, higiene e outras intervenções, contendo recomendações sobre cuidados a ter e contactos úteis".
Também no âmbito do Dia do Animal, o município de Palmela promove, este sábado, mais uma edição da Cãominhada Solidária - uma caminhada em que os amigos de quatro patas são convidados a participar. A inscrição é gratuita, aceitando-se um donativo em género para apoio ao "Cantinho da Milu", uma associação local de proteção dos animais.
A iniciativa, destinada a maiores de seis anos, tem um percurso de cinco quilómetros e decorre no Terrim, em Pinhal Novo, com partida às nove horas na Rua Luís de Camões, junto ao ringue, perto da Ciclovia. As inscrições terminam esta tarde.
No mesmo dia, a Câmara de Palmela e o "Cantinho da Milu" vão estar junto ao Mercado Municipal de Pinhal Novo, numa campanha de adoção de animais do Canil Municipal de Palmela.
A prioridade do Canil é a "disponibilização para adoção dos animais recolhidos". A autarquia sublinha que, em 2014, foram adotados 49 animais. "Os animais permanecem no equipamento por um período mínimo de oito dias, imposto por lei, e são devolvidos aos seus donos sempre que reclamados. Caso tal não aconteça, a Câmara Municipal promove a adoção dos animais, publicitando-os na página do Município na internet ( http://www.cm-palmela.pt/pages/1385 ), e oferece o chip e a vacinação", explica a autarquia de Palmela.

Montijo promove adopção 
Para assinalar o dia Mundial do Animal,  a Câmara do Montijo recorda a todos os interessados que existem animais de estimação que esperam um novo lar.
"Com o aproximar do inverno muitos animais gostariam de estar num local mais acolhedor, quem sabe amparados por uma família simpática como a sua. Será que não chegou a altura ideal?", diz a autarquia do Montijo.
"Se considera que poderá ser um dono cinco estrelas, tendo a consciência da responsabilidade do compromisso a assumir, por que não beneficiar da agradável e fiel companhia de um amigo de quatro patas?",  assinala a autarquia.
Pode adotar um animal no Canil Municipal do Montijo ou num dos muitos outros locais: canis, associações e albergues, onde por inconsciência e ou irresponsabilidade de muitos, existem inúmeros animais que aguardam por uma nova oportunidade. "Respeite, acarinhe e cuide dos animais pois eles fazem parte da sua vida", sublinha a autarquia montijense.
Para mais informações contacte:
Gabinete de Sanidade Pecuária/Canil Municipal
Tel: 21 232 78 27 gsp@mun-montijo.pt

Comentários