Moita dedica quinzena à comunidade educativa

14ª Quinzena da Educação marca arranque de novo ano letivo

Para assinalar o início de mais um ano letivo no concelho da Moita e, simultaneamente, dar as boas vindas a toda a comunidade educativa, a Câmara da Moita volta a promover a Quinzena da Educação, já na sua 14ª edição, que, este ano, decorre de 9 a 22 de Outubro, em vários locais e com um conjunto diversificado de iniciativas inseridas na Receção aos Novos Alunos e na Receção à Comunidade Educativa. Assinalando os 25 anos da criação da Rede de Bibliotecas Municipais, a abertura da Quinzena da Educação terá um conjunto diversificado de iniciativas em torno do Livro e da Leitura. "Ano após ano, a Quinzena da Educação dá as boas-vindas à Comunidade Educativa do Concelho da Moita, marcando o início de mais um ano lectivo", explica Vivina Nunes, titular da pasta da educação do concelho. 

Moita dá as "boas vindas" à Comunidade escolar do concelho 

Os alunos que ingressam no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico têm direito a uma receção especial. A Receção aos Novos Alunos está marcada para os dias 13, 14 e 15 de Outubro, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, com o espetáculo “Fungaguinhos”, com música de José Barata Moura.
"A Quinzena da Educação constitui pois uma oportunidade renovada de dar visibilidade aos projetos educativos municipais já existentes, bem como de divulgar os novos projetos dirigidos às escolas, com destaque para o projeto Kid´s Guernica sob o tema 'A Paz e os Valores de Abril'.  Esta é, de acordo com Vivina Nunes,  uma "oportunidade igualmente de fomentar espaços de (re)encontro, reflexão e discussão, assentes na continuação do trabalho de parceria com a Comunidade Educava, incluindo momentos tais como formação para professores, sessões de trabalho com Escolas, com o Movimento Associativo de Pais e o lançamento da próxima edição da Feira de Projetos Educativos", explica a vereadora da educação.
O programa da Quinzena da Educação inclui ainda, entre outras iniciativas: o IV Fórum de Desenvolvimento Local, que decorre a 9 de Outubro, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita; cinema para as escolas com a “Zero em Comportamento”, para as turmas do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Ensico secundário do concelho, mediante inscrição prévia, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, a 15 de Outubro.
Uma ação de formação acreditada – “A Voz em Sala de Aula”, para os docentes do concelho da Moita (prioritariamente), que terá lugar a 17 de Outubro, no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira; o espetáculo “Apara, o rapaz que vai e vem”, pela Valdevinos Teatro de Marionetas, para turmas do 1º ciclo, mediante inscrição prévia, a 21 de outubro, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira; e uma reunião de abertura de ano letivo com as associações de pais e encarregados de educação, marcada para 22 de Outubro, pelas 18 horas, na Sala de Reservados da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.
"O pensamento lúcido e contemporâneo de Galeano, tal como a obra universal Guernica, relembram-nos a importância da conquista da liberdade e dos seus valores intrínsecos: o respeito pelos direitos humanos, incluindo o princípio basilar do direito à vida e à dignidade consagrado na Carta das Nações Unidas assinada em 1945. Há 70 anos como agora, cabe-nos a todos enquanto educadores o dever de educar todas as crianças de acordo com os ideais humanistas proclamados na Carta das Nações Unidas, especialmente com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade. Não podemos deixar de nos interpelar para a necessidade de construir um mundo diferente", sintetiza Vivina Nunes.
Consulte o programa completo da 14ª Quinzena da Educação no site da Câmara da Moita.


Comentários