Grândola volta a ser a capital do chocolate

Despertar os sentidos e satisfazer o paladar durante quatro doces dias

É já hoje que Grândola vai ficar ainda mais doce com aquele que é um evento inteiramente à volta do chocolate. A Feira de Chocolate está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Grândola de 5 a 8 de Novembro, e promete despertar os sentidos e satisfazer o paladar durante quatro doces dias. Muitas tentações de chocolate vão atrair milhares de visitantes. A autarquia alentejana convida os mais gulosos a "conhecer alguns dos melhores chocolates do mundo e a descobrir as fantásticas coisas que se pode fazer com chocolate". Além dos chocolates, bombons, bolos, crepes e produtos artesanais que irão encher as vitrinas da Feira mais doce do distrito de Setúbal, ainda há as atuações de Herman José e Mónica Sintra para adocicar a alma e o corpo. Paulo Santos, o reconhecido “mestre chocolatier” que tem sido presença assídua desde o primeiro certame, vai voltar a ser uma das principais figuras a participar no evento. Este ano apresenta uma (doce) exposição de fotografias em chocolate.
Grândola recebe feira do chocolate de 5 a 8 de Novembro 

E nem só de chocolates e guloseimas são recheados estes doces dias de Novembro, a animação é também um dos principais ingredientes da Feira do Chocolate. Nesta quinta-feira (5 Novembro) a partir das 20h30 na zona das tasquinhas há animação musical com Josef Jordão. Na sexta-feira (6 Novembro) às 22 horas o momento alto do certame com o espectáculo de David Antunes & The Midnight Band e o convidado especial Herman José, uma estreia absoluta em Grândola. No sábado (7 Novembro) o destaque vai para a atuação de Mónica Sintra que sobe ao palco às 22 horas.
A 9ª Edição da Feira de Chocolate irá apresentar um conjunto de expositores, onde os visitantes são convidados a apreciar a exposição e produção ao vivo de peças artísticas em chocolate, saborear licores, espetadas de frutas com chocolate, bombons, bolos, crepes, chocolates artesanais, e muitas outras tentações doces. Ou seja, uma feira de coisas doces que já é um cartaz turístico importante de Grândola. "promete despertar os sentidos e satisfazer o paladar durante quatro doces dias".

Exposição de fotografias em chocolate
Paulo Santos, o reconhecido “mestre chocolatier” que tem sido presença assídua desde o primeiro certame, vai voltar a ser uma das principais figuras a participar no evento.
“Este ano, o escultor de chocolate irá, à semelhança dos anos anteriores, trabalhar o chocolate com a arte que lhe é tão característica e, pela primeira vez, apresentar uma exposição de fotografias em chocolate, que faz a retrospectiva das oito edições da Feira de Chocolate de Grândola”, revela a Câmara de Grândola, em nota de Imprensa. A mostra, acrescenta a autarquia, expõe em chocolate “as imagens mais representativas do certame desde a primeira edição”, como os pavilhões de expositores, os espectáculos musicais ou actividades desenvolvidas durante o certame.
Outra das presenças de destaque a participar nesta edição da Feira de Chocolate de Grândola é Céu Carvalho, também presença habitual no evento. “A ‘chocolatier’ vai lançar este ano uma nova gama de chocolates sem glúten. O bombom de cereja com redução de vinho Alicante Bouschet vai ser confeccionado e dado a degustar no espaço do Show Cook no sábado entre as 18 e as 19h30”, adianta a autarquia, frisando que no dia anterior, sexta-feira, Céu de Carvalho apresentará e dará a provar “biscuit de chocolate e fava Tonka (apto para celíacos) e, no domingo, chocolate negro com coulis de morango e vinagre balsâmico (apto para celíacos)”.
18 mil pessoas estiveram na feira em 2014 
A Câmara Municipal de Grândola, organizadora do evento, espera "atrair milhares de visitantes" que vão poder participar em degustações, palestras e assistir a uma cozinha ao vivo, tendo sempre o chocolate como ingrediente principal da receita.
Há um ano, em declarações ao ADN, Carina Batista fez um balanço positivo do evento que atraiu “cerca de 18 mil visitantes”. A responsável pela cultura de Grândola entende que houve uma “boa receptividade do público, que procurou sempre que possível participar nas diferentes actividades, ao provarem os diferentes doces”.
Para este ano, a autarquia alentejana prometeu uma feira com “mais criatividade, mais espaço e mais expositores" e com a “mesma ou melhor nível de qualidade”, diz a vereadora da cultura da Câmara de Grândola. Carina Batista deixou no ar o factor surpresa, mas anuncia que vão tentar “ter novos produtos cujo o ingrediente principal seja o chocolate”.
Além disso, a autarquia prometeu fazer uma “decoração do espaço exterior que seja agradável” e atractiva para os visitantes que chegam quer do concelho quer de outras regiões do país".

Comentários