Feira medieval de Palmela começa hoje

Palmela recua até à época medieval durante três dias 

Com um vasto programa de animação, música, dança, torneios, espetáculos de fogo, arraiais, jogos e ceias medievais, a II Feira Medieval de Palmela, que começa esta tarde, pretende proporcionar aos visitantes uma viagem no tempo, entre o castelo e o centro histórico da vila. O destaque deste ano vai para o Ritual Almenara, que decorrerá no sábado . Uma recriação apresentada pelas associações PIA e Dançarte, do episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos e após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), o Condestável D. Nuno Álvares Pereira acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa Esta é uma iniciativa organizada pelo município com a Associação Cultural História e Património (Aliusvetus).O preço dos bilhetes para um dia é de dois euros e para os três dias de quatro euros. As crianças com idade igual ou inferior a 12 anos não pagam.
Feira Medieval decorre até domingo em Palmela  

A Feira Medieval de Palmela, que se realiza entre esta sexta-feira e domingo (dias 25, 26 e 27 de Setembro), no castelo e centro histórico da vila, vai este ano recriar o Ritual Almenara. Para além deste destaque ao nível da programação, outra das novidades da 2.ª edição é o alargamento do perímetro da feira a algumas ruas do centro histórico da vila.
O certame é organizado pela Câmara  de Palmela e pela ALIUS VETUS – Associação Cultural História e Património. O Ritual Almenara vai ter lugar no sábado, às 23 horas, no castelo. Trata-se da recriação do episódio em que, durante o cerco de Lisboa pelos castelhanos, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384) – acendeu grandes fogueiras no Castelo de Palmela para alertar o Mestre de Avis, em Lisboa, de que a ajuda estava próxima.
No próximo ano, adianta Luís Calha, vereador do Desenvolvimento Económico e Turismo, a recriação do ritual vai decorrer em simultâneo nos Castelos de Palmela e de São Jorge, no âmbito do projecto de promoção turística e cultural que a câmara está a construir com o município de Lisboa.
O programa de animação e as várias actividades vão remeter para o imaginário da vida quotidiana na idade média, baseada na história de Palmela e do castelo no século XIV, incluindo músicas, canto e animações teatrais, bailes e danças populares, jogos tradicionais, espectáculos circenses e de fogo, torneios de armas e cavaleiros e falcoaria.
Depois de, no ano passado, a feira se ter realizado no interior e na rua de acesso ao castelo, este ano, e para facilitar a circulação dos visitantes, o perímetro da feira é alargado. Para além do castelo, abrangerá o miradouro, onde passam a realizar-se os torneios, e a Alameda Nuno Álvares Pereira e o Largo D. Afonso Henriques, onde haverá feirantes e animação, diz  Luís Calha.
“Estou confiante no sucesso desta 2.ª edição, porque vamos ter uma Feira Medieval de Palmela com grande qualidade. A nossa expectativa é que esta edição supere em muito a anterior em termos de adesão do público”, afirma o vereador, prevendo que o evento receba cerca de 30 mil visitantes, quase o dobro da 1.ª edição (17 mil visitantes).
Este ano, o valor das entradas na feira vai manter-se (dois euros para o bilhete diário e quatro euros para o bilhete de três dias, sendo grátis para as crianças até 12 anos). A feira funcionará das 17 horas à meia.noite, na sexta-feira, e das 15 às 00 horas, no sábado e no domingo.
Consulte aqui o programa completo.

Comentários