Emoção na homenagem a Jacinto João em Setúbal

Estátua da antiga glória do Vitória está agora numa rotunda no Bonfim 

Foi inaugurada esta semana a Rotunda Jacinto João, símbolo maior do Vitória de Setúbal, cujas cores defendeu com brilho inigualável entre 1965 e 1979. Rotunda localizada na Praça Vitória Futebol Clube, a sul do Estádio do Bonfim, para onde foi trasladada a estátua do "verdadeiro" JJ, como era conhecido, que se encontrava a algumas dezenas de metros. Esta foi uma homenagem da cidade de Setúbal, à qual se juntou o Vitória de Setúbal, representado na cerimónia pelo presidente Fernando Oliveira, o treinador Quim Machado e os capitães de equipa. Muita emoção do filho Pedro João, que ocupou lugar de honra, e nos antigos companheiros de equipa de JJ, mormente Tomé, José Mendes, Vaz e Francisco Silva. Para Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, o jogador Jacinto João “simboliza a capacidade de Setúbal de receber e integrar aqueles que, desde sempre, procuraram esta cidade”. Também com orgulho, Fernando Oliveira destacou a importância de “um homem que foi um exemplo dentro e fora do campo”. 
Nova rotunda, próximo do Estádio do Bonfim inaugurada terça-feira

A estátua do símbolo histórico do Vitória de Setúbal, Jacinto João, está agora colocada na rotunda da entrada principal para o Bonfim. É uma decisão tomada em conjunto pela Câmara Municipal e pela presidência do clube, que visa homologar a figura de JJ como ídolo, não só do futebol, mas de toda a cidade.
"Pretendemos mostrar todo o nosso orgulho por um dos maiores jogadores que o país já viu. Pedi a jogadores do presente que estivessem aqui para entenderem a dimensão da importância que o Jacinto João tem para o clube e para a cidade." Foi desta forma que o presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, revelou o significado da cerimónia do dia 15 de Setembro, dia da cidade de Setúbal.
Jacinto João foi um jogador que marcou várias gerações. O central Frederico Venâncio lembra com admiração as histórias que ouviu desde que chegou ao Vitória. "É muito importante para um jogador ter referências e logo nas camadas jovens senti o fascínio das pessoas pelo Jacinto. Espero poder seguir o exemplo que deixou", disse o atleta de 22 anos.
Fernando Tomé jogou ao lado de Jacinto João e relata a magia que rendeu todo o povo de Setúbal. "A forma como ele jogava tornou-o num ídolo de todos os setubalenses", disse o antigo jogador.
A inauguração da renovada rotunda da Praça Vitória Futebol Clube, com uma estátua de homenagem ao antigo jogador Jacinto João, foi um dos vários momentos marcantes das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade de Setúbal.
Na cerimónia de inauguração da rotunda da Praça do Vitória Futebol Clube, além de vários populares, marcaram presença a presidente da Câmara de Setúbal, o filho de JJ, Pedro João, a viúva e netos do antigo futebolista, assim como o presidente da direção do clube sadino, jogadores do plantel atual da equipa principal de futebol e antigas glórias vitorianas que jogaram lado a lado do homenageado.
Pedro João salientou que a família de JJ vê “com muito orgulho” a estátua erigida em memória do pai e que, anteriormente, estava instalada defronte de umas das entradas do Estádio do Bonfim.
Para Maria das Dores Meira, o jogador Jacinto João “simboliza a capacidade de Setúbal de receber e integrar aqueles que, desde sempre, procuraram esta cidade”.

Autarquia diz que melhorou circulação e mobilidade urbana 
Família, amigos e clube prestam homenagem a antiga glória 
A requalificada rotunda Praça Vitória Futebol Clube, ornamentada agora com a estátua de bronze do futebolista, pertence a um conjunto de quatro rotundas inauguradas oficialmente no dia 15 e que representam uma transformação significante na circulação e mobilidade urbana de Setúbal.
As rotundas integram um novo esquema de circulação que incidiu em vias chave na distribuição do tráfego rodoviário de entrada e saída na cidade, nomeadamente as avenidas da Europa, dos Ciprestes, Alexandre Herculano e República da Guiné-Bissau.Especificamente sobre a Avenida da Europa, que, entre outras novidades, recebeu duas rotundas novas, Maria das Dores Meira sublinhou que “o que era quase uma autoestrada dentro da cidade, que a dividia ao meio e apenas servia para a atravessar de uma ponta à outra, criando sérias dificuldades às deslocações internas, passou a ser uma via urbana com passadeiras e novos acessos aos bairros por onde passa, com possibilidade de inversão de marcha e criação de mais alternativas de acesso a várias zonas da cidade, descongestionando, assim, várias vias”, explicou a líder da Câmara de Setúbal.
A autarca destacou ainda que a Câmara Municipal está empenhada num conjunto de projetos para manter o ritmo de desenvolvimento do concelho e de aumento da qualidade de vida da população. “Temos já preparados projetos para candidatar a fundos do novo Quadro Comunitário de Apoio que atingem o valor global de 10 milhões e 90 mil euros.”
Entre várias intervenções programadas, Maria das Dores Meira indicou que se encontram o reforço intermodal do interface das Fontainhas, destinado a melhorar as deslocações pendulares entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Alentejo, o reforço da rede de ciclovias do concelho e construção de trajetos intermunicipais e o prosseguimento do investimento no ensino, com candidaturas preparadas de mais de dois milhões de euros para projetos baseados na arte e requalificação de instalações de três dezenas de escolas.
O Convento de Jesus, com requalificação já iniciada pela autarquia sadina, que assumiu “responsabilidades do Poder Central”, vai ser candidatado a fundos europeus para a prossecução da recuperação do monumento nacional. A candidatura tem o valor aproximado de um milhão e 500 mil euros, com comparticipação municipal de cerca de 50 por cento.


Comentários