Contentores no Barreiro dividem PSD/CDS-PP e PS

PSD acusa PS de "matar" projeto do terminal de contentores 

O presidente da distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, acusa o PS de pretender "matar o projeto" do novo terminal de contentores no Barreiro. O deputado socialista Eduardo Cabrita defendeu, por outro lado, que o PS vai aguardar pelos resultados dos estudos.Bruno Vitorino referiu que o atual governo do Governo PSD/CDS-PP está a fazer "tudo o que está ao seu alcance" para que o Terminal de Contentores do Barreiro venha a ser uma realidade. "É a única localização em estudo e foi já lançado o concurso público para a realização do estudo prévio e do estudo de impacte ambiental, estando para breve a adjudicação da entidade que o vai realizar", disse, em declarações à agência Lusa. Em entrevista à PopularFM e ao ADN, Ana Catarina Mendes, cabeça de lista do PS por Setúbal, disse que a "coligação tem ditado uma política de desnorte para este porto, patente na ação governativa dos últimos quatro anos".
Coligação e PS trocam acusações por causa do terminal de contentores  

Bruno Vitorino, que realçou o empenho da Baía do Tejo, Porto de Lisboa, Estradas de Portugal e Câmara do Barreiro no projeto, garantiu que o projeto vai avançar se for tecnicamente viável e se existirem investidores privados interessados.
"Este processo morreria se os socialistas ganhassem as eleições. Em Janeiro, Eduardo Cabrita defendeu que o projeto devia parar de imediato e agora, apesar de tímidas posições do PS local, os socialistas assumem no seu programa distrital que o projeto deve ser reequacionado", frisou.
Bruno Vitorino acusa o PS de "ser contra" o novo terminal de contentores no concelho. "Para o PSD este é um projeto fundamental para a região. Vai criar, direta e indiretamente, muitos postos de trabalho", disse o candidato pela coligação PSD/CDS-PP no distrito de Setúbal
O deputado socialista Eduardo Cabrita disse à Lusa que o PS vai aguardar pelos resultados dos estudos sobre o projeto.
"Neste processo do novo terminal não foram tomadas decisões irreversíveis e aguardamos pelos resultados dos estudos. Tudo o que for benéfico para a região, nós estamos a favor, mas aguardamos pelos estudos e depois é que devem ser tomadas decisões", disse.
Eduardo Cabrita acusou também o PSD estar a abordar o assunto do novo terminal "em desespero". Para o deputado socialista, "o PSD tem matado a economia do país e não vale a pena, em desespero, estar a falar de um projeto para 2021. O desespero da região nestes quatro anos de abandono vai acabar dentro de um mês", concluiu o deputado socialista.

Ana Catarina Mendes critica política "dos portos" no distrito 
Uma ideia partilhada pela deputada Ana Catarina Mendes, cabeça de lista do PS por Setúbal, que em entrevista à PopularFM e ao ADN disse que a "coligação tem ditado uma política de desnorte para este porto, patente na ação governativa dos últimos quatro anos".
Isto porque, explica a deputada,  "ao mesmo tempo que o Governo afirmava querer uma complementaridade entre o Porto de Lisboa e o Porto de Setúbal, anunciava, logo do início da legislatura, a expansão do terminal de contentores do Porto de Lisboa para a Trafaria. Decorridos apenas três anos, novo anúncio sobre este tema, agora com a intenção de que essa expansão do terminal de contentores de Lisboa se situasse no Barreiro". Ana Catarina Mendes disse existiu "total demissão do Governo quanto a decisões importantes e estratégicas para o desenvolvimento do Porto de Setúbal e consequente aumento do seu hinterland. De facto, todas as decisões de acessibilidade ferroviária e marítima foram metidas na gaveta. Em particular, merece referência o estrangulamento do canal de acesso ao porto de Setúbal que exigia uma resposta firme por parte do Governo, que se limita agora, perto das eleições, a autorizar estudos de impacte ambiental".
A par do abandono do Porto de Setúbal, "esta coligação foi ainda responsável pela paralisação da requalificação das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias ao Porto de Sines e, com isso, condicionou o investimento na sua expansão", disse Ana Catarina Mendes.
A cabeça de lista do PS no distrito de Setúbal disse à PopularFM e ao ADN que "reitera que deve haver uma visão integrada do setor portuário a nível nacional, e também no distrito de Setúbal, avaliando a capacidade instalada e as necessidades de expansão, bem como viabilidade técnica e ambiental das soluções que melhor respondam ao interesse da economia e desenvolvimento regional".

Comentários