Barreiro é uma cidade amiga das bicicletas

Autarquia barreirense conquista Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta

A Câmara Municipal do Barreiro foi galardoada com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2015, na categoria “Autarquias”, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, este ano na sua 10ª edição. A cerimónia de entrega das distinções realizou-se no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Barreiro tem promovido o uso da bicicleta 
Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o Barreiro é distinguido com este Prémio Nacional da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. O primeiro foi  iBike (em 2013, na categoria “Cidadania”), depois Associação de Cicloturismo Fidalbyke (2014; “Dinamização Cultural da Bicicleta”) e, este ano a autarquia do Barreiro, "o que reflecte o trabalho, esforço e dinamismo do concelho na promoção da mobilidade suave", explica a autarquia barreirense em comunicado.
O Barreiro tem delineado uma Estratégia Municipal para a Mobilidade Ciclável, "que visa promover maior sustentabilidade no sistema de mobilidade e transportes, através da promoção de um modo de transporte económico, energeticamente eficiente, ambientalmente favorável e socialmente equitativo; a bicicleta", conta a Câmara Municipal.
Redes cicláveis do Barreiro e Intermunicipal, European Cycling Challenge 2015, Autocarros dos TCB “amigos das bicicletas”, Serviço de bicicletas do Posto de Turismo Municipal e Participação na elaboração de documentos estratégicos de promoção dos modos suaves foram algumas das acções promovidas pelo município no âmbito da Estratégia Municipal para a Mobilidade Ciclável da cidade e do concelho do Barreiro.
No projeto municipal da Rede Ciclável do Barreiro, realizou-se o planeamento e a programação de uma rede de percursos cicláveis para todo o território do Município do Barreiro como um todo coerente e funcional que estabelece a conexão entre pontos de origem e destino com interesse para os ciclistas (centros urbanos e áreas residenciais, áreas industriais e logísticas, interfaces de transportes e equipamentos coletivos).
A Rede Ciclável do Barreiro, constituída por uma rede de percursos cicláveis com uma extensão global operacional de 108,4 km e por uma rede de 62 locais de estacionamento para cerca de 500 bicicletas, visa "promover e encorajar uma maior utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas de modo a potenciar o aproveitamento dos vários benefícios que lhes estão subjacentes, enquanto modo de transporte quotidiano, quer para população residente e visitante do Município do Barreiro como para o próprio Município", explica a autarquia barreirense.
Em 2014 estavam concretizados no Município do Barreiro sete percursos cicláveis com uma extensão global de 4,7 km. Em 2015 serão concretizados mais 4,2 km de percursos cicláveis e a criadas sete novas zonas de estacionamento para 60 bicicletas.


Comentários