Vida marinha à descoberta no Mercado de Setúbal

Há Mar no Mercado do Livramento de 11 a 16 de Agosto 

A vida marinha e a atividade piscatória no Estuário do Sado são dadas a conhecer numa iniciativa lúdica e pedagógica que propõe, entre os dias 11 e 16 de Agosto, visitas interativas ao Mercado do Livramento, em Setúbal.  A zona de venda de peixe do tradicional espaço de comércio de Setúbal centra as atividades do “Há Mar no Mercado”, evento dinamizado pela organização Ocean Alive, com o apoio da Câmara de Setúbal, sempre a partir das 9h30. A exibição de um documento audiovisual sobre pradarias marinhas dá início às atividades da iniciativa direcionada, sobretudo, para as famílias, a que se segue uma visita interativa às bancas de peixe do Mercado do Livramento.
Há Mar no Mercado visa a dar a conhecer o melhor da praça da cidade

Aos participantes é distribuído um guião que os leva a descobrir, numa linguagem simples e acessível, as várias espécies marinhas existentes no Estuário do Sado e que podem ser adquiridas no mercado.
Como se alimentam os peixes, para que serve a tinta do choco ou como cresce o caranguejo são apenas algumas das questões que são respondidas na visita conduzida pela bióloga marinha Raquel Gaspar.
Em cada uma das sessões, há uma paragem na banca do “Há Mar no Mercado”, na qual marca presença uma pescadora do Estuário do Sado, que partilha histórias de vida e sabedoria acumulada depois de anos a praticar a arte piscatória.
No final, aos participantes é passada uma receita tradicional, com todos os ingredientes necessários para preparar uma Salada de Choco a motivar uma visita mais prolongada ao Mercado do Livramento.
O “Há Mar no Mercado”, com cada sessão a ser dinamizada ao longo de uma hora e meia, é promovido com a colaboração da Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento e da Agência Nacional Ciência Viva.
A participação na iniciativa, gratuita para crianças até aos 3 anos, tem o custo de 8 euros por pessoa. Há também um bilhete família, por 28 euros, para dois adultos e duas crianças. A participação extra custa 5 euros.
As inscrições para o “Há Mar no Mercado” podem ser feitas através dos contactos 917 915 595 ou info@ocean-alive.org. Mais informações sobre a iniciativa em www.ocean-alive.org/.

Comentários