Sabores alentejanos à prova em Sines

Sabores do Alentejo à prova a partir desta sexta-feira

Degustações gastronómicas e de vinhos, 'showcooking' com chefes nacionais e uma exposição para venda de produtos endógenos destacam os sabores do Alentejo durante o evento "Gastronomias Atlânticas", entre sexta-feira e domingo, em Sines. O peixe e o marisco frescos são os protagonistas da iniciativa, que convida a conhecer produtos alentejanos no passeio marítimo de Sines, com vista privilegiada para a baía e porto de pesca. Além de pôr os sabores à prova, as 'Gastronomias Atlânticas' convidam a aprender a confecionar as iguarias da culinária alentejana, durante as diversas sessões de 'showcooking' agendados para os três dias do certame, com chefes que trabalham na região, mas também noutras zonas do país.
Sabores do Alentejo em Sines durante este fim de semana 

Pedro Mendes, do restaurante Maria Pia, em Cascais, Patrícia Borges, da Docapesca, Luís Alves, do restaurante Casa do Médico, em Sines, Carlos Barros, do restaurante Arte e Sal, em São Torpes, ou ainda Margarida Cabaço, do restaurante São Rosas, em Estremoz, são alguns dos chefes convidados.
Para ajudar a digerir, há também provas de vinhos alentejanos ao longo de todo o fim de semana, começando já sexta-feira, pelas 18:30, com a Herdade da Malhadinha Nova, seguida da Herdade dos Grous, ambas de Beja.
Pelo certame vão ainda passar produtores da Vidigueira, Almeirim, Redondo, Estremoz e Grândola.
Quem quiser levar sabores alentejanos para casa, como queijos, enchidos, doces conventuais, licores ou compotas, também o vai poder fazer, aproveitando a exposição e venda de produtos regionais.
Promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, a iniciativa "pretende promover, em plena época balnear, o peixe e marisco do litoral alentejano, mas também alguns dos muitos produtos endógenos que enriquecem ou complementam o conceituado receituário gastronómico do destino", anunciou a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.
O evento, que anima os finais de tarde na avenida Vasco da Gama, junto à baía de Sines, é organizado em parceria com a Câmara Municipal local, com a colaboração da Docapesca e da Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.


Comentários