Ermidas-Sado em festa até 16 de Agosto

Um milhão de flores de papel enfeitam ruas de Ermidas- Sado 

As tradicionais Festas de Santa Maria regressaram ontem a Ermidas-Sado. A localidade do concelho de Santiago do Cacém está em festa até 16 de Agosto. Mais de um milhão de flores feitas em papel, de todas as cores e formas, enfeitam as ruas desta vila centenária do sul do Distrito de Setúbal, numa organização da Comissão de Festas de Santa Maria. No cartaz musical, grande destaque para Os Anjos, no sábado, e para a fadista Joana Amendoeira, esta quinta-feira à noite. As noites são todas temáticas: noite alentejana abriu ontem o certame, a noite do emigrante chega esta quinta-feira. Há ainda a noite jovem, a noite surpresa e a noite da Comissão de Festas. 
Festas de Ermidas-Sado prolongam-se até domingo 
Como não poderia deixar de ser, “a temática das Festas deste ano é alusiva ao Centenário de Ermidas-Sado”, sublinha Miguel Segundo, da Comissão de Festas de Santa Maria. O responsável destaca “o envolvimento da comunidade” na organização de mais uma edição destas festas populares já com grande tradição. As comemorações estão a ser preparadas desde Março pelos habitantes, que se juntam em garagens, armazéns e até nas suas próprias casas, para, em conjunto, manufaturarem as flores que vão enfeitar as principais artérias da vila de Ermidas-Sado, fazendo jus ao lema “A arte em um milhão de flores de papel”, que fomenta o convívio entre ermidenses de várias gerações.
Esta é 21.ª edição das Festas de Santa Maria, que são um símbolo das festas tradicionais no município de Santiago do Cacém e um símbolo da identidade e paixão dos ermidenses. Durante os cinco dias de festa, os visitantes poderão assistir a concertos, participar em workshops e visitar os bares e tasquinhas, existindo ainda atividades destinadas aos mais novos.
No cartaz musical, grande destaque para Os Anjos, no sábado, e para a fadista Joana Amendoeira, esta quinta-feira. As noites são todas temáticas. Noite alentejana abriu ontem o certame, a noite do emigrante chega esta quinta-feira. Seguem-se a noite jovem (dia 14), noite surpresa (dia 15) e noite da Comissão de Festas. (dia 16). Realce também, na manhã do dia 15, para a solene eucaristia, em honra de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da vila de Ermidas-Sado), seguida de procissão, que será acompanhada pela Banda Lira Cercalense.
As Festas de Santa Maria prometem, uma vez mais, não deixar ninguém indiferente e trazer muitas surpresas ao longo dos cinco dias.

Comentários