Festa do Teatro em Setúbal e Sesimbra

Festival Internacional de Teatro arranca a 20 de Agosto no Convento de Jesus 

Mais de três dezenas de espetáculos e outras atividades culturais preenchem o programa do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – 17ª Festa do Teatro, que se realiza entre 20 de Agosto e 5 de Setembro em Setúbal e, pela primeira vez, em Sesimbra. O festival, dinamizado pelo Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara de Setúbal, conta com a participação de várias companhias cénicas portuguesas, oriundas de Setúbal, Lisboa, Sintra, Amadora, Covilhã, Faro e Beja, mas também estrangeiras, caso das representações de Espanha, Brasil e Alemanha, incluindo uma coprodução luso-germânica. O certame vai muito além dos espetáculos teatrais, com o cartaz a reservar igualmente tertúlias, sessões de cinema e concertos. A Festa do Teatro começa precisamente com um apontamento musical, a 20 de Agosto, pelas 19 horas, nos claustros do Convento de Jesus.
Teatro das Beiras apresenta Loa, Xácara e Bugiganga em Setúbal 

Perto de 40 iniciativas, 24 das quais peças de teatro, preenchem o programa da XVII Festa do Teatro, que este ano decorre não só em Setúbal como também em Sesimbra, pela primeira vez.  No concelho vizinho, vão ser representadas duas peças, disse o director do Teatro Estúdio, José Maria Dias, à agência Lusa. 
Outra das novidades da edição deste ano consiste no lançamento do concurso para novos textos dramáticos, Cenas Escritas, cujo tema é "Afrodescendência e Luso-africanidade", que terá uma extensão a decorrer de 12 a 15 de Novembro, com a divulgação do vencedor.
"O vencedor da iniciativa ganha o direito de apresentar a peça na edição da festa do ano seguinte", adianta José Maria Dias.
Da programação fazem ainda parte "apontamentos musicais, exibição de curtas-metragens, cinema ao ar livre, espectáculos de rua, de magia, 'stand-up' e o lançamento do livro 'Teatro'", do dramaturgo e encenador brasileiro Lucianno Maza, autor e director da peça "Carne Viva").
A festa divide-se, como sempre, em secção oficial e secção Mais Festa e vai contar, no âmbito da primeira, com a participação de três companhias estrangeiras: duas espanholas e uma brasileira.
Claustros do Convento de Jesus, Parque Urbano da Albarquel, Parque do Bonfim, Escola Secundária Sebastião da Gama, Casa da Cultura e Cine-Teatro João Mota, em Sesimbra, são os locais onde vão decorrer as várias iniciativas, entre 20 de Agosto e 5 de Setembro.

Os espetáculos em exibição 
A 17ª  Festa do Teatro começa precisamente com um apontamento musical, a 20 de Agosto, pelas 19 horas, nos claustros do Convento de Jesus.  O dia inaugural termina com o Teatro Estúdio Fontenova a apresentar, pelas 22 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, a produção “O Homúnculo”.
A companhia Um Coletivo leva “A Mais Terna Ilusão” num dos palcos da Escola Secundária Sebastião da Gama, às 19 horas do dia 21, seguindo-se, às 22 horas, no outro palco do estabelecimento de ensino, “E a cabeça tem de ficar”, pela Chão de Oliva.
O dia 21 inclui uma sessão de cinema, às 22 horas, no Parque Urbano de Albarquel, e um concerto de Tio Rex, às 23h30, no Pátio do Dimas, localizado na Casa da Cultura.
O lançamento do livro “Teatro”, de Lucianno Maza, às 16 horas, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, marca o início do programa no dia 22 de Agosto, data em que o Teatro das Beiras apresenta “LOA, Xácara e Bugiganga”, às 22 horas, no Parque do Bonfim, e Pedro Luzindro conduz um espetáculo de stand up comedy, às 23h30, no Pátio do Dimas, igualmente na Casa da Cultura.
O Colectivo Sophiemarie leva a cena “A menina é má”, às 19 horas do dia 23, no Auditório da Secundária Sebastião da Gama, e a Culturproject e os Artistas Unidos apresentam a coprodução “Misterman”, às 22 horas, no ginásio da escola.
O dia 24, mais calmo, reserva “Conversas de Teatro” para as 19 horas, na Pastelaria e Bistrot Ritália & Bocage, tertúlia em que participa Lucianno Maza, Rogério de Carvalho e Sofia Berberau.
A 25 a ACTA apresenta “Nossa Senhora da Acoteia”, às 22 horas, na Escola Sebastião da Gama, e a 26 o Teatro Estúdio Fontenova encena, às 22 horas, no Fórum Luísa Todi, em estreia absoluta, a peça “Carne Viva”. 
Festa do Teatro de Setúbal chega este ano também a Sesimbra
Já no dia 27 sobem aos palcos da Secundária Sebastião da Gama, às 19 horas, o Armazém Malier Teatro, com “Armazém 33”, e, às 22 horas, Lendias D’Encantar, com “No limite da dor”. O dia termina com o Circus VangBunt a apresentar, às 23h30, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, “Metamorfose ambulante”.
Tânia Alexandre apresenta “Café simétrico, visto pela assimetria dos pensamentos dela” no dia 28, às 19 horas, na Ritália & Bocage, seguindo-se a Companhia de Teatro de Almada com “Canções de Brecht”, às 22 horas, no Fórum Luísa Todi.
A terminar o programa de 28 de Agosto, há uma sessão de cinema, às 22 horas, no Parque Urbano de Albarquel, e, às 23h30, um concerto com Moniztico, que interpreta a mixtape “Boca de Cena”, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura.
O dia 29 inclui a encenação com Paula Moita e Ricardo Campos intitulada “COR PO”, às 19 horas, no Auditório da Sebastião da Gama, o Teatro Mosca, com “Moby-Dick”, às 22 horas, no ginásio da mesma escola, e, no Largo da Ribeira Velha, a “Metamorfose Ambulante”, do Circus VangBunt, às 22 horas, e um concerto dos Kalafate, às 23h30.
A 33 Ânimos apresenta “Dix” no dia 30, às 19 horas, na Sebastião da Gama, enquanto os Artistas Unidos sobem ao palco com “Os Acontecimentos”, às 22 horas, no Fórum Luísa Todi.
A companhia Vinícius Piedade & CIA interpreta a peça “4 Estações” no dia 1 de Setembro, às 22 horas, no Ginásio da Sebastião da Gama, seguindo-se, no dia 2, às 22 horas, no Fórum Luísa Todi, Tiago Bôto e Wagner Borges com “Não_Corpo”, bem como uma mostra de curtas-metragens, pela associação Experimentáculo, às 23h30, na Casa da Cultura.


Comentários