Castelo de Palmela terá nova iluminação este sábado

Câmara investe 320 mil euros para tornar o Castelo no farol da região

O Castelo de Palmela vai inaugurar uma nova “iluminação cenográfica” este Sábado, dia 15 de Agosto, resultado de um investimento superior a 320 mil euros para transformar o monumento no “farol da região”. Foram criados dois anéis de luz com diferentes tonalidades de branco, sendo um mais suave, para fazer a transição entre a iluminação pública da vila e o Castelo, e outro mais intenso, para destacar a muralha do século XV e XVI.  A autarquia de Palmela anunciou ainda um concurso de fotografia a realizar no dia da inauguração da iluminação do Castelo. 
Castelo de Palmela volta a ser o "farol da região" 

A iluminação cenográfica do Castelo valoriza este monumento nacional, referência incontornável da paisagem da Península de Setúbal, transformando-o num verdadeiro “farol” da região. Trata-se, diz a autarquia ao ADN, "de um investimento superior a 320 mil euros, cofinanciado pelo QREN (PORLISBOA, medida de Reabilitação Urbana), em regime de overbooking, no limite máximo de 92 mil euros".
O projecto evidencia o conjunto de elementos arquitectónicos do Castelo, composto pelas muralhas, pelas torres e pela Pousada, “fortalecendo a relação entre o Castelo e a vila na paisagem noturna”,diz a autarquia em comunicado.
Foram criados dois anéis de luz com diferentes tonalidades de branco, sendo um mais suave, para fazer a transição entre a iluminação pública da vila e o Castelo, e outro mais intenso, para destacar a muralha do século XV e XVI.
A autarquia salienta  que procurou soluções sustentáveis de iluminação e aplicou um sistema de iluminação programável e geradores de economia em energia, com baixos custos de manutenção. 
"O município, empenhado no cumprimento das metas do Pacto de Autarcas – iniciativa da União Europeia, que congrega municípios e freguesias europeus no compromisso de superar as metas definidas para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2020 – procurou soluções sustentáveis de iluminação e aplicou um sistema de iluminação programável e geradores de economia em energia, com baixos custos de manutenção, perspetivando-se uma poupança energética entre os 70 e os 80 por cento", explica a Câmara de Palmela. .
O programa inaugural, este sábado ao início da noite, no Largo São João, conta com uma atuação pelo grupo de dança DançArte, e termina com um brinde com Moscatel de Setúbal na esplanada da Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e a intervenção do presidente da Câmara de Palmela, Álvaro  Amaro.
A Câmara de Palmela anunciou ainda um concurso de fotografia a realizar no dia da inauguração da iluminação do Castelo, devendo os participantes enviar até duas fotografias em formato digital para o e-mail aluzdocastelopalmela@gmail.com até 17 de Agosto, indicando nome, localidade e e-mail de contacto.
A autarquia especifica que a participação presume a autorização para utilização das imagens enviadas com fins de divulgação nos seus meios, bem como a divulgação das fotos a partir de 20 de Agosto no facebook/Catavento, galeria Flickr e blogue do Município de Palmela.


Comentários