Bebé escolheu uma praia da Caparica para nascer

Maria do Mar, a menina que nasceu num puf da praia da Mata 

Uma mulher deu  à luz, no sábado,  na Praia da Mata, na Costa de Caparica, no concelho de Almada. O parto inesperado acabou por ser assistido pelos nadadores-salvadores e por um técnico de cardiopneumologia, que estava na esplanada ao lado e decidiu ajudar. A Maria do Mar [assim vai chamar-se a menina]  nasceu na praia e foi depois transportada com a mãe Catarina para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. Mãe e filha encontram-se bem. Foi uma "missão inédita" para o Instituto de Socorros a Náufragos, com os nadadores-salvadores a prestarem "auxílio e acompanhamento a uma veraneante que deu à luz na praia", revela aquele organismo  em comunicado. A situação suscitou muita curiosidade e a Polícia Marítima acabou intervir para dispersar as dezenas pessoas à volta do local.
Este sábado os nadadores-salvadores ajudaram uma bebé a nascer

A mãe, de 37 anos, estava na recta final da gravidez de Maria. Às 40 semanas de gestação, Catarina esperava os primeiros sinais de que tinha chegado a altura. Só que entre os sintomas e o desfecho praticamente não houve um intervalo. Estava acompanhada por uma amiga, também grávida, que chamou os nadadores-salvadores, conta uma testemunha. Uma nadadora-salvadora começou por tentar tranquilizar a mãe, mas Catarina alertou-a de que o parto do primeiro filho também já tinha sido rápido. As águas rebentaram em plena praia e quem tentou ajudar nem sequer conseguiu que a mãe chegasse ao café da praia.
Rita, a nadadora-salovadora,  tentou acalmar a grávida mas "em minutos rebentaram as águas". A nadadora-salvadora informou um colega e de imediato deram o alerta para as autoridades. Logo a seguir "a cabeça do bebé já estava de fora".
"Foi um momento indiscritível", confessou Rita. "Não deu tempo de evacuar a grávida. Em dez minutos" o bebé nasceu. "Foi o parto mais assistido de sempre, estavam mais de 30 pessoas à volta", acrescentou Guilherme, colega de Rita na vigilância da praia da Mata. "A grávida gritava com as contrações" e "havia pessoas a querer tirar fotografias" mas foram afastadas pela Polícia Marítima, que entretanto chegou ao local. Perante a situação inesperada, os jovens agradecem o auxílio prestado por médicos que estavam no areal.
Gil Nunes, ainda sem saber de que urgência se tratava, não hesitou e avançou. Foi quando viu Catarina no pouf arrastado à pressa da esplanada para o areal que percebeu que esperava encontrar tudo menos um parto. “Sou técnico de cardiopneumologia numa unidade de AVC no Hospital de S. José, em Lisboa”, explica. Valeu-se na experiência de dez anos nos bombeiros de Mafra, onde também já tinha ajudado a conduzir um parto. O que se usa numa situação destas? Luís Mendes e os empregados do bar arranjaram mantas lavadas, água e chapéus de sol. Ajudaram também a criar um perímetro de segurança para afastar os curiosos. “Usei as minhas mãos e pouco mais. Foi um dia de felicidade, muito diferente do que se vê numa unidade de AVC”, resume Gil Nunes.
Quanto ao nome da criança, o parteiro improvisado diz que a mãe da recém-nascida tencionava chamar-lhe apenas Maria. Mas perante o cenário do parto houve um acrescento e a pequena ficará Maria do Mar. O corte do cordão umbilical foi feito depois de chegados os reforços, já por um enfermeiro da Maternidade Alfredo da Costa que também estava na praia.
Catarina e Maria do Mar rumaram depois ao hospital. O Instituto de S​​ocorros a Náufragos fez um comunicado sobre esta estreia insólita do mês de Agosto nas praias do distrito de Setúbal. com o título “missão inédita” e em que confirma que “os nadadores-salvadores presentes na praia da Mata, na Costa de Caparica, tiveram um dia diferente, prestando auxílio e acompanhamento a uma veraneante que deu à luz na praia”.
Tanto a mãe como o recém-nascido estão de “boa saúde, tendo sido transportados em segurança pelo areal, por uma carrinha, até uma zona de acesso à ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica, que os levou para o Hospital Garcia de Orta, em Almada”, diz a mesma nota.
Depois do parto, "já com o bebé no colo, a mãe estava super bem, descontraída, nem parece que tinha dado à luz na praia", acrescentou o nadador-salvador que naquela tarde de sábado ajudou a nascer a Maria do Mar, uma menina que não quis esperar para nascer numa cama de hospital neste querido mês de Agosto.


Comentários

Enviar um comentário