Aldeias de Azeitão em festa de 12 a 16 de Agosto

Nossa Senhora da Conceição comemorada em Aldeia da Piedade 

Música com bailes e gastronomia são pontos fortes das Festas de Nossa Senhora da Conceição que decorrem, entre os dias 12 e 16 de Agosto, na Aldeia da Piedade, em Azeitão. A festividade centenária, de entrada gratuita, que engloba as aldeias da Piedade, de S. Pedro e da Portela, inclui vários espaços de restauração, em que não faltam os petiscos e as bebidas. O programa de animação das festas, que inclui a tradicional quermesse, abre a 12 com um tríduo a Nossa Senhora da Conceição, às 21 horas, seguindo-se, às 22 horas, um momento musical com João Rosa. Diversão e gastronomia são o chamariz de visitantes de fora do concelho de Setúbal, que aproveitam o feriado do dia 15 para assistir à procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. “Há sempre muita afluência”, refere a organização, lembrando o cenário “acolhedor que é a Serra da Arrábida” onde estão localizadas as três aldeias por onde passa o andor da santa, que sai da Capela de S. Pedro, na Aldeia da Piedade.
Festas da Nossa Senhora da Conceição começam a 12 de Agosto 

Novo tríduo realiza-se no dia 13, também com início às nove da noite, seguindo-se, uma hora depois, um baile com Manuel Marques.
No dia 14, a animação musical da noite conta com uma atuação pela fadista Marisa Ramos, às 22 horas, e um baile conduzido por Luís Rosa, às 23 horas.
Uma missa campal e uma procissão de velas em honra de Nossa Senhora da Conceição, às 21 horas, seguida de baile com o duo Flávio Oliveira e António Oliveira, são as ofertas para o dia 15 de Agosto, ferido nacional.
Já para o último dia das festas, a 16, está agendada, novamente, uma missa, às nove da manhã, terminando o programa com um baile liderado por André Patrão.
Durante o evento, com organização de uma comissão de festas e com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão, entre outras entidades, os bares e os espaços de restauração abrem sempre as portas às 15 horas. 
O aumento de ano para ano do número de visitantes das Festas de Nossa Senhora da Conceição não para de surpreender a organização do certame que engloba três aldeias de Azeitão. No ano passado estimou-se que passaram por esta festa centenária cerca de 20 mil pessoas.
“Não tem explicação”, salienta a comissão da festa centenária que integra as aldeias da Piedade, São Pedro e Portela, achando “provável” que se deva à adesão dos “mais jovens, que têm deixado de ir às discotecas,” e das publicações no facebook, que trazem “sempre mais amigos”.
Diversão e gastronomia são o chamariz de visitantes de fora do concelho de Setúbal, que aproveitam o feriado do dia 15 para assistir à procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição. “Há sempre muita afluência”, refere a organização, lembrando o cenário “acolhedor que é a Serra da Arrábida” onde estão localizadas as três aldeias por onde passa o andor da santa, que sai da Capela de S. Pedro, na Aldeia da Piedade.



Comentários