Santiagro trouxe 30 mil pessoas a Santiago do Cacém

“Uma Feira que engrandece o Município”

O balanço da 28º edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém, no final do mês passado, é “claramente positivo”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha. Passaram pelo recinto, nos três dias, cerca de 30 mil visitantes, número semelhante à edição de 2014. “Correu bastante bem, tivemos três dias com muita, muita gente, muitos milhares de pessoas a entrar no recinto da Feira. Recebi muitas mensagens a dizer que a Feira estava muito boa e muito bem organizada. É claramente um balanço positivo”, assegura Álvaro Beijinha. O Presidente da autarquia do distrito de Setúbal destaca os “três espetáculos de muita qualidade, que tocaram em vários tipos de gostos e todas as atividades normais da Feira” e sublinha a importância do certame a nível local: “a Santiagroé uma Feira que engrandece o nosso Município. Certamente que os visitantes, em particular aqueles que vêm de fora, saíram agradados com a edição de 2015”, disse o autarca. 
Santiagro é uma das maiores feiras do litoral alentejano 

A reação dos expositores foi também destacada por Álvaro Beijinha como um importante sinal do sucesso da Feira. “O feedback foi muito positivo, os expositores estavam contentes e de forma quase unânime disseram-nos que a feira estava a correr bem”, confidenciando a conversa que teve com um dos expositores: “um senhor disse-me que era a primeira vez que vinha à Santiagro e que queria já a ficha de inscrição para o próximo ano, porque seguramente em 2016 estaria de regresso, porque a Feira lhe tinha corrido bastante bem. Isto para nós é importante, porque obviamente a Feira só se faz com os expositores, por mais que a Câmara possa ter imaginação e criatividade na organização. Sem expositores não há Feira”. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém  enaltece a importância da Santiagro para que os expositores possam “fazer o seu negócio e promover os seus produtos. Também desse ponto de vista foi uma boa Feira”.
Álvaro Beijinha recorda a génese da feira e foca a sua “matriz agrícola, ligada ao mundo rural, à pecuária, à floresta e às atividades equestres”, mas destaca a vontade que a Câmara demonstra, todos os anos, em “inovar e dinamizar” o espaço. “Este ano introduzimos algumas novidades, como são exemplo o passeio de charrete, a prova de gin ou a própria animação do recinto. A gala equestre, não sendo uma novidade, já há alguns anos que não se fazia e foi um espetáculo memorável, com grande qualidade”.
Destaque ainda para o “show cooking, que também foi bastante participado”, com o chef André Lopes; e também para “a coqueira, que esteve a fazer os seus cozinhados nas panelas de barro, em lume de chão, que foi algo que também teve muito sucesso, e que em particular os mais jovens não conheciam e perguntavam o que se estava ali a fazer”.

30 mil pessoas em três dias 
Perto de 30 mil pessoas passaram por Santiago do Cacém 
Do ponto de vista do número de visitantes, Álvaro Beijinha adianta um número “ao nível do ano passado”, sendo que a Feira de 2014 foi aquela que teve o maior número de visitantes de sempre (30 mil). O Presidente da autarquia congratula-se com aquilo que considera ter sido “uma grande feira, tanto do ponto de vista do número de entradas, como da própria organização e dos expositores. Penso que a edição de 2015 da Santiagro foi claramente uma aposta ganha”.
Além dos habituais colóquios, atividades equestres, show cooking, promoções ao exercício físico e à dança, leilões, exposições de gado e atividades variadas ligadas à agropecuária, destaque para a corrida de touros (com os toureiros João Moura, Brito Pais e Sónia Matias) e claro, para os pontos altos da animação cultural da Feira, com os concertos de Tiago Bettencourt, Cuca Roseta e Nélson Freitas, todos eles com “casa cheia”. Importante foi também a participação dos DJs, bem como das bandas locais e regionais na Feira.
A 28.ª Feira Agropecuária e do Cavalo foi ainda a ocasião escolhida pela Câmara Municipal para o lançamento da sua nova marca institucional, que congrega as características diversas do território e que tornam o Município de Santiago do Cacém uma “Terra Única”.
A Santiagro é uma organização da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que conta com os patrocínios do Crédito Agrícola da Costa Azul, Galp Energia, Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Super Bock, Águas de Santo André, Águas Públicas do Alentejo e Delta Cafés.

Agência de Notícias

Comentários