Munícipes do Montijo querem emprego e revitalização urbana

Conversas de Bairro aproximam moradores do executivo 

A quarta sessão da iniciativa Conversas no Bairro decorreu no auditório da Escola Profissional do Montijo e ficou marcada pelo contributo de dois munícipes para a revisão do Plano Diretor Municipal do Montijo. O primeiro interveniente foi João Barbosa, residente no Montijo há cinco anos, que objetivou a necessidade da revisão do PDM contribuir para a criação de mais emprego, para o estabelecimento de sinergias entre as entidades públicas e privadas, para o fortalecimento do espírito de comunidade e para um melhor aproveitamento da zona ribeirinha da cidade. A iniciativa Conversas no Bairro está a decorrer até Julho de 2015 com o objetivo de promover a participação dos cidadãos na revisão do PDM. A próxima sessão está agendada para o dia 18 de Junho em Sarilhos Grandes.
Autarcas do Montijo andam a ouvir a população do concelho 

Entre as diversas ideias apresentadas por João Barbosa destaque para a criação de um anfiteatro ao ar livre na Frente Ribeirinha, a aposta na arte urbana como forma de regenerar edifícios degradados, a criação de um polo de ensino e de um polo de geriatria na zona do Alto das Vinhas Grandes e a descentralização dos eventos municipais como forma de promover a ligação dos novos moradores à cidade.
Fernando Carona, arquiteto, foi o segundo interveniente que referenciou, igualmente, uma intervenção mais alargada na Frente Ribeirinha da cidade com o objetivo de voltar a cidade para o rio como um aspeto fulcral para o novo PDM.
O munícipe salientou, também, o potencial do Afonsoeiro e do Alto Estanqueiro para a instalação de parques industriais e incentivou a câmara a considerar a faixa entre a Circular Externa e a autoestrada de acesso à ponte Vasco da Gama como área para instalação de empresas no futuro PDM.
A propósito dos parques industriais e da criação de emprego, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, revelou a existência de interessados na instalação de novas empresas no Montijo e demonstrou os incentivos promovidos pela autarquia ao nível da reabilitação urbana, como a isenção e a redução de impostos e taxas municipais.
O presidente da Câmara do Montijo agradeceu os importantes contributos dos dois munícipes, pois “é essencial construir um modelo territorial que seja discutido com os cidadãos. O PDM é um instrumento complexo, mas tem questões objetivas de maior consequência sobre a qualidade de vida dos cidadãos”.
A equipa de revisão do PDM teve, também, oportunidade de apresentar o trabalho que está a desenvolver, em particular para o Afonsoeiro onde identificaram como estratégias a adotar a requalificação do espaço público e a regeneração urbana da zona mais antiga do Afonsoeiro, o desenvolvimento das redes de mobilidade suave, a revitalização da zona ribeirinha desde o Seixalinho até Sarilhos Grandes e a criação de mecanismos que potenciem a criação de clusters de atividades económicas.
A iniciativa Conversas no Bairro está a decorrer até Julho de 2015 com o objetivo de promover a participação dos cidadãos na revisão do PDM. A próxima sessão está agendada para o dia 18 de Junho em Sarilhos Grandes.

Presidente quer acabar PDM neste mandato 
Nuno Canta esclareceu que a revisão do PDM assenta “num modelo territorial que valoriza, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana”, acrescentado que um dos problemas dos bairros novos da cidade prende-se com a questão dos “vazios urbanos, que são espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos. Nesta revisão do PDM, a câmara necessita de arranjar mecanismos para resolver este problema”.
O autarca assumiu “o desígnio de terminar a revisão do PDM neste mandato autárquico” e garantiu que o documento vai assentar em objetivos estratégicos como “atrair habitantes, captar investimento, incentivar a reabilitação e regeneração urbana, qualificar o espaço público, potenciar o espaço rural e florestal e promover a melhoria ambiental do território”.
Sempre de entrada livre, a terceira sessão está agendada para o dia 18 de Junho, às 21 horas, em Sarilhos Grandes. Se tem alguma ideia para esta zona da cidade inscreva-se como orador/participante nas Conversas no Bairro, através do formulário disponível no site da Câmara do Montijo.

Agência de Notícias


Comentários