Palmela dedicou semana à Freguesia de Quinta do Anjo

Saúde e o que mais preocupa população e autarcas da freguesia
Das verdejantes encostas da Arrábida, onde os pastores apascentam as suas ovelhas e a vegetação autóctone contribui para o sabor único do Queijo de Azeitão DOP, aos parques industriais, onde tecnologia de ponta, aplicada a tantas áreas de atividade – da indústria automóvel aos componentes eletrónicos, passando pela rotulagem ou pela iluminação – contribui para a riqueza da região e do país, Quinta do Anjo é uma freguesia de contrastes. Na semana dedicada a Quinta do Anjo, a Câmara Municipal de Palmela e a Junta de Freguesia local deram continuidade ao trabalho já desenvolvido na sede do concelho, em Março, focando a sua atenção em questões como a educação ou a saúde. As visitas às extensões de saúde da freguesia permitiram atualizar os dados preocupantes sobre a situação a que estão sujeitos os utentes do concelho de Palmela, e que o Município levou, para discussão, à reunião realizada com o Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida. Também o desenvolvimento económico da freguesia esteve em destaque nesta semana, com reuniões de trabalho com os ovelheiros e com a ARSCOLSA, que permitiram definir prioridades, com vista à resolução de problemas, e perspetivar ações futuras, e com as empresas da Zona Industrial de Vila Amélia, para fazer um balanço do trabalho realizado até agora, na sequência do encontro mantido há um ano, e contratualizar novos compromissos de requalificação da zona.
Autarcas deram especial atenção à situação da saúde na freguesia 

As questões relacionadas com a saúde continuam a ser alvo de especial atenção neste ciclo de trabalho descentralizado. São prementes as dificuldades com que as populações se debatem, cada vez mais, no acesso a cuidados de saúde qualificados e são, também, notórias as discrepâncias entre diferentes unidades, que criam assimetrias dentro do território.
A autarquia  tem vindo a proceder à atualização dos dados disponíveis, no que respeita aos utentes inscritos em cada unidade de saúde, aos que estão privados de médico de família e em lista de espera, aos profissionais que se encontram a prestar serviço e às valências disponibilizadas, entre outros. Estes dados. refere a Câmara de Palmela, "permitirão analisar novas formas de sensibilização – e mesmo reivindicação – por melhores condições de saúde, e foram discutidos na reunião de trabalho que o vereador da Saúde, Adilo Costa, manteve com o Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida". 
O executivo municipal, o presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e técnicos municipais visitaram as Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados de Bairro Alentejano e de Quinta do Anjo, num contacto informal com profissionais de saúde e utentes. Nos respetivos locais, foi possível constatar as dificuldades com que estes profissionais, apesar da sua boa vontade e dedicação, se confrontam e que se refletem, diretamente, na prestação de cuidados. "A contratação de médicos 'a prazo', que não estão a tempo inteiro e apenas passam pelas extensões algumas vezes por semana (ou por mês) não está a resultar e são necessárias respostas sérias e de continuidade por parte da administração central", sublinha a autarquia.
Álvaro Amaro e Adilo Costa aproveitaram a oportunidade para recordar a descentralização de competências na área da saúde que o Governo quer implementar - e que avançou, já, em alguns municípios, na forma de projeto-piloto. De acordo com, os autarcas, "a responsabilidade pela saúde deve continuar a ser da Administração Central, para um olhar global e equitativo sobre todo o país. O município estará sempre disponível para colaborar na busca e concretização das melhores soluções para o território, como tem feito até aqui, por exemplo, através da cedência de terrenos para a construção de Centros de Saúde", relembrou Álvaro Amaro. 

Centro de Saúde de Quinta do Anjo com poucos recursos 
Em visita à Unidade de Cuidados de Saúde Personalizada de Quinta do Anjo, situada na urbanização Portais da Arrábida, foi possível conhecer o espaço e as valências prestadas pelo conjunto de profissionais, que combate, diariamente, a redução continuada de recursos materiais e humanos com grande dose de boa vontade e dedicação à causa pública.
Com 8580 utentes inscritos, dos quais 39 por cento não têm médico de família, e a diminuição de enfermeiras (o ratio face à população apontava para quatro, mas estão apenas duas ao serviço, sem, no entanto, terem deixado de assegurar todas as valências) aquela unidade de saúde de Quinta do Anjo garante as chamadas “consultas esporádicas” a qualquer pessoa que surja doente e tem recebido utentes recusados noutras unidades de saúde do concelho.
Apesar das boas condições das instalações atuais (arrendadas), os recursos materiais prejudicam o trabalho desenvolvido, nomeadamente, no que respeita aos medicamentos e aos serviços prestados no exterior – domicílios e cuidados continuados – suspensos, em grande medida, pela falta de um carro de serviço.
A Câmara tem um projeto para a criação de uma Pista de Check-up junto a esta unidade, através da instalação, no exterior, de um circuito de exercício e de autodiagnóstico, e no interior da unidade de saúde, de uma sala específica para a avaliação dos utentes. Esta pretensão foi apresentada e debatida com o Diretor do ACES Arrábida, na reunião realizada a 16 de Abril .

Horários reduzidos preocupam no Bairro Alentejano
Autarcas e técnicos visitaram obras na freguesia 
No Bairro Alentejano, não é a falta de médicos de família que prejudica a prestação do serviço, ao contrário de outros pontos do concelho: dos 1.331 utentes inscritos, apenas menos de um por cento não têm médico atribuído. No entanto, os reduzidos horários de consulta e a dificuldade de rotatividade para assegurar períodos de férias prejudicam o serviço e contribuem para o acumular de solicitações, dando origem a longas listas de espera.
"O médico principal, afeto a Pinhal Novo, desloca-se ao Bairro Alentejano dois dias por semana, para consultas de saúde e controlo de diabetes. Um segundo profissional, presta serviço nesta unidade três meios dias por mês, para assegurar as valências de saúde infantil e da mulher, e os serviços de enfermagem são prestados três vezes por semana. Uma frequência manifestamente insuficiente para responder às necessidades de uma população idosa, que necessita de uma maior resposta de proximidade", denuncia a autarquia.
A funcionar num edifício construído pelos moradores dos Bairros Alentejano e dos Marinheiros no pós-25 de Abril, com materiais cedidos pelo câmara, esta Unidade de Saúde apresenta as condições mínimas para o serviço prestado, mas debate-se com a falta de uma cadeira de rodas. "A Câmara Municipal ficou sensível a esta questão e vai procurar solução junto da Rede Social de Palmela", diz fonte da autarquia. 
Ficou o compromisso, também, de intervir na rampa de entrada, alargando-a e estendendo-a, mesmo, até à soleira da porta de entrada, reforçando as condições de acessibilidade para utentes com mobilidade reduzida.

Palmela investe 250 mil euros na freguesia, em Rede Viária e Infraestruturas
Câmara anunciou remodelação do Mercado de Cabanas 
Na sequência do investimento que o Município tem realizado, nas áreas de Rede Viária e de Infraestruturas, os executivos da Câmara e da Junta de Freguesia visitaram um conjunto de obras em curso, em fase de arranque e outras já concluídas, na Freguesia de Quinta do Anjo, com o valor global estimado em cerca de 250 mil euros.
O programa arrancou em Cabanas, na Rua Joaquim António Ferreira Calote, onde vai ter início, ainda em Abril, a obra de prolongamento da rede de águas residuais domésticas (cerca de 200 metros), que consiste no prolongamento do coletor doméstico, com ligação à rede em alta da Simarsul, incluindo oito ramais domiciliários.
Seguiu-se o Mercado Municipal de Cabanas, edifício já beneficiado pela Junta de Freguesia, mas que merece uma intervenção mais profunda. "Vamos proceder, com início em Maio, à revisão da cobertura, com limpeza, tratamento e reposição de telhas, também à revisão de caixilharias e vidros, reparação de paredes e pintura geral, investimento estimado em cerca de sete mil euros", disse o presidente da autarquia.
Na Rua de Goa, foi concluída, em Janeiro último, a obra de prolongamento da rede de esgotos domésticos e pluviais, o prolongamento dos coletores e a construção de quatro ramais. Em Junho, a autarquia vai proceder à pavimentação daquela rua e respetiva colocação de sumidouros.
Ainda em Cabanas, a comitiva passou pela Rua Miguel Cândido, cujo prolongamento está previsto vir a ser pavimentado, numa extensão de 500 metros - intervenção incluída nas Grandes Opções do Plano para execução no biénio 2015/2016.
Em Vila Amélia, verificou-se, no terreno, a intervenção de melhoramento do acesso à Etiforma, executada no final de 2014, com pavimentação e formalização da rotunda.
Na chamada “via das rotundas”, paralela à estrada de Vila Amélia, procedeu-se à execução de sinalização horizontal, bandas cromáticas e melhoria do pavimento, por administração direta. "Já este ano, foram pintados os separadores existentes na zona e, no verão, iniciar-se-á a repavimentação, por troços, da estrada de Vila Amélia", refere a autarquia.
A visita foi concluída com a passagem pelas ruas Fernando Pessoa e 25 de Abril, no Bairro Alentejano e pela Estrada dos Cabeços Ruivos, que foram objeto de intervenções de pavimentação, melhoria da drenagem pluvial e sinalização, que beneficiaram a circulação e a segurança rodoviária naquela zona. Estes trabalhos integraram a empreitada de beneficiação de acessos à ligação do Caminho Municipal 1029 à Circular Norte da Autoeuropa.

Agência de Notícias

Comentários