Academia de Equitação de Rio Frio abre ao público

Herdade de Rio Frio ganha nova vida 

No âmbito da abertura ao público da Academia de Equitação de Rio Frio, no Pinhal Novo, no próximo sábado [dia 18 de Abril], a Sociedade Agrícola de Rio Frio, anuncia ainda a abertura das inscrições para aulas de equitação, treinos e passeios equestres no conjunto de equipamentos que integram o Polo Equestre de Rio Frio, Centro Federado na Federação Equestre Portuguesa. Rio Frio está a renascer "da ruína" por onde esteve muito tempo. A Herdade, que já foi uma das maiores em Portugal, mantêm a organização existente, os traços antigos e procuram "criar uma nova dinâmica e vivência no Monte de Rio Frio para que, respeitando e integrando os seus valores históricos, culturais e sociais, sejam criadas as condições e as funcionalidades adequadas para o apoio às atividades agrícolas e a promoção, valorização e aproveitamento turístico das multifuncionalidades do espaço rural onde se insere", explica a Sociedade Agrícola de Rio Frio, dona da Herdade que se divide por dois concelhos: Palmela e Alcochete. 
Academia abre portas este sábado em Rio Frio 

A abertura da Academia de Equitação de Rio Frio constitui mais um momento de afirmação da Herdade de Rio Frio, que assenta na reabilitação das antigas instalações do antigo picadeiro e cavalariças do princípio de século XX, num picadeiro e cavalariças de prestígio para realização de espectáculos equestres, mostras de cavalos Rio Frio, cursos de formação e alojamento de cavaleiros.
O corpo técnico é coordenado pelo Mestre de Equitação Abel Matroca e pelo Instrutor de Equitação Filipe Cacheirinha e conta ainda, com o apoio permanente do Monitor de Equitação Pedro Calado.
As aulas de equitação realizam-se de terça a sexta-feira das 16 às 19 horas, aos sábados das nove às 13 horas e das 15 às 19 horas e, aos domingos das nove as 13 horas, mediante inscrição prévia.
As marcações da utilização das pistas de treino de Cross do CCE e da organização de passeios equestres na Herdade para grupos será feita mediante consulta e disponibilidade.
Para mais informações estão disponíveis os seguintes contactos: e.e.:poloequestre@rio-frio.eu ou tel.: 212 319 661.
O Polo Equestre Rio Frio, centrado numa área de 25 hectares junto ao Monte de Rio Frio e tirando proveito da envolvente de 5.200 hectares da Herdade, engloba todo o conjunto de equipamentos e instalações de apoio à atividade equestre e que integram o Centro Hípico, a Academia de Equitação, assim como os Percursos Equestres existentes na Herdade e, num futuro próximo, o Hipódromo.
"Os Percursos Equestres de mais de 160 km existentes na Herdade, à base de solos franco arenosos e utilizáveis durante todo o ano, fornecem as melhores condições para a realização de passeios equestres, treino e competições", explica a administração da Sociedade Agrícola de Rio Frio. 

Potencializar Rio Frio para o turismo  
Rio Frio quer afirmar-se como destino turístico de excelência 
Foi das maiores herdades de Portugal e símbolo na segunda metade do século XIX e princípios do século XX, da introdução das mais modernas técnicas de organização e produção agrícola.
A "maior vinha contínua do mundo com quatro mil hectares" e a "maior mancha de montado artificial do mundo", são referências desses tempos. A Herdade perdeu importância e, aos poucos, foram embora deixando para trás as casas, as fabricas e as infraestruturas ao abandono.
Neste momento, a Sociedade Agrícola de Rio Frio, dona da herdade,  tem em curso vários projetos que visam a reabilitação e refuncionalização das suas instalações num quadro de sustentabilidade.
Projeta-se, desta forma, como função base da Herdade de Rio Frio para o futuro: tornar-se num espaço turístico de referência, aliando fatores distintivos como a agricultura e a floresta, o agroturismo, o turismo equestre e a atividade vitivinícola, marcado, ainda, pela existência de valores ambientais e paisagísticos de excelência, em plena relação e continuidade com a Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Na base deste modelo multifuncional encontram-se dois vetores fundamentais: "a visitação e o turismo", refere a administração da herdade. Com efeito, o conceito de desenvolvimento turístico associado à Herdade de Rio Frio "procura atrair e captar visitantes na ótica de pequena, média e longa estada, em complemento com um quadro alargado de serviços intimamente ligados entre si", a administração.  
Assim, desde a unidade turística principal, aos lofts turísticos, às unidades de agroturismo, passando pelo turismo residencial (alojamento sazonal e/ou secundário), a Herdade permite o cruzamento desta oferta com um conjunto de atividades ao ar livre como são os percursos, a pesca, o remo, o BTT e a orientação, ao qual se relaciona o potencial de desenvolvimento da estação arqueológica do Porto dos Cacos e, ainda, à própria história e identidade associada ao desenvolvimento da Herdade de Rio Frio ao longo do século passado, do qual deriva o centro museológico. 
Para além da exploração da cortiça e da produção de vinhos, a Herdade mantém uma importante produção de arroz, de gado bovino autóctone e de cavalos de Puro-sangue Lusitanos e Anglo/Luso/Árabes de grande aptidão para as atividades equestres.
A Herdade estende-se por dois concelhos: Alcochete e Palmela. 

Comentários