Semanas das Freguesias arranca em Palmela

Executivo municipal dedica semana à freguesia de Palmela 

A Câmara Municipal de Palmela lança um novo ciclo de Semanas das Freguesias e abre o calendário 2015 em Palmela, entre os dias 16 e 20 de Março. A Semana de Palmela integra reuniões de trabalho com o Executivo da Junta e com agentes locais de diversas áreas, reforçando laços de colaboração e perspetivando novos horizontes. A intervenção no espaço público está em destaque na semana que vem , com o balanço do trabalho realizado (e a realizar) em Palmela. Destaque ainda para a apresentação de projetos de intervenção e investimento na freguesia, no dia 19 de Março, à noite, na Biblioteca Municipal de Palmela. Serão, ainda, divulgadas propostas de hotelaria e restauração a implementar em Palmela. Para a autarquia  esta é uma iniciativa "incontornável na política de participação e cidadania defendida pelo Município e pioneira no panorama da democracia participativa nacional".  As Semanas das Freguesias contam com mais de uma década de existência e, num concelho com 465 quilómetros quadrados, "têm contribuído para reforçar o relacionamento institucional e para dar voz às populações e aos atores que intervêm no território", diz fonte da Câmara de Palmela.
Semana da Freguesia de Palmela decorre de 16 a 21 de Março 

A Semana de Palmela prevê "a realização de um extenso programa de reuniões e visitas a obras e projetos em curso, empresas, escolas e equipamentos de saúde", explica o gabinete de imprensa da autarquia de Palmela.
No programa público, o destaque vai para uma sessão de apresentação de projetos de intervenção e investimento na freguesia, a realizar no dia 19 de Março, às 21 horas, na Biblioteca Municipal de Palmela. O Município vai dar particular atenção à qualificação do espaço público da freguesia e apresenta, na ocasião, projetos de investimento para a “Terra de Pão”, o Parque Venâncio Ribeiro da Costa, a iluminação cenográfica do Castelo e o quiosque do Largo de S. João, bem como as intervenções a realizar no âmbito do projeto “2 (de)mãos por Palmela” e a ampliação da EB1/JI de Aires. Serão, ainda, divulgadas propostas de hotelaria e restauração a implementar em Palmela.
A reunião pública quinzenal do Executivo decorrerá na quarta-feira, dia 18, às 21 horas, Salão Paroquial em Aires, com transmissão direta no site oficial da autarquia. Ainda no âmbito desta Semana, os eleitos farão atendimento na sexta-feira, dia 20, a partir das 10 horas (marcação prévia até às 12 horas do dia 19, através do telefone 212336650).
A política de participação defendida pelo Município, procurando cimentar uma cultura de cidadania e envolvendo as populações e os agentes locais na gestão do território, tem nas Semanas das Freguesias "alguns dos seus momentos mais fortes.
"O contacto direto com as forças vivas de cada freguesia, com o seu movimento associativo, as suas empresas e as suas gentes, sempre em estreita colaboração com os Executivos das Juntas, fazem destas semanas oportunidades privilegiadas de partilha de ideias e construção de soluções", diz a autarquia de Palmela.
A primeira Semana acaba na sexta-feira à tarde no Espaço MOJU, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa. com a apresentação dos áudio-guias do Centro Histórico de Palmela e de uma conferência de imprensa.

Programa público:
Dia 18
21h00 | Salão Paroquial em Aires
Reunião de Câmara descentralizada

Dia 19
21h00 | Biblioteca Municipal de Palmela
Apresentação pública de projetos

Dia 20
10h00 | Palmela
Atendimento descentralizado
15h30 | Espaço MOJU – Parque Venâncio Ribeiro da Costa
Conferência de imprensa:
- apresentação dos áudio-guias do Centro Histórico de Palmela
- balanço da Semana de Palmela

Agência de Notícias

Comentários