Sapadores de Setúbal alertam sobre fogos rurais

Bombeiros fazem prevenção junto da população para evitar incêndios 

A sensibilização dos munícipes para o cumprimento das regras e condições de uso do fogo em espaços rurais e florestais está em foco num conjunto de ações em desenvolvimento até Maio pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal. A iniciativa, dinamizada por equipas de formação dos Sapadores e direcionada, sobretudo, a populações residentes em áreas rurais e florestais do concelho, procura alertar os moradores para a necessidade de respeitar as regras de uso do fogo, com vista à prevenção de incêndios.
As queimadas não podem ser feitas sem autorização dos bombeiros 

A realização de queimadas, nomeadamente para renovação de pastagens e eliminação de restolho e sobrantes de exploração cortados mas não amontoados, é uma das situações a que os Sapadores atribuem particular importância aquando do contacto com os munícipes.
Entre os vários conselhos transmitidos no terreno, os bombeiros alertam as populações que a realização de queimas de sobrantes carece de um pedido de autorização. Vincam, igualmente, que o cumprimento desta regra pode evitar muitas situações de incêndios florestais.
Nas visitas, a decorrer desde Janeiro, os Sapadores relembram ainda que "proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos rurais ou florestais confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações medida a partir da alvenaria exterior", realçam os Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários