Santiago do Cacém investe forte no saneamento

Beijinha visita obra da ETAR de Alvalade e anuncia novos investimentos

A Câmara de Santiago do Cacém destacou, no inicio desta semana, os vários investimentos em curso na área do saneamento básico no concelho, considerada “uma aposta clara”, e anunciou novos projectos para Relvas Verdes e Vale da Eira. “O saneamento é uma aposta clara, que resulta de uma estratégia que a câmara delineou há algum tempo atrás”, estando a ser feito “um conjunto de investimentos muito significativo no saneamento e na água”, afirmou o presidente do município, Álvaro Beijinha, citado num comunicado da autarquia. A maior obra em curso é a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alvalade que custa cerca de 1,4 milhões de euros. "Uma obra absolutamente fundamental para a freguesia de Alvalade", realça a autarquia alentejana.
Nova ETAR de Alvalade deve estar concluída em Outubro 

Segundo a câmara, a obra de “maior volume financeiro” em curso no concelho é a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alvalade, que representa um investimento de “quase 1,4 milhões de euros”.
Trata-se de um projecto “absolutamente fundamental para a freguesia de Alvalade”, pois, a anterior ETAR “estava obsoleta e havia a necessidade de fazer uma nova”, frisou o autarca do concelho do Litoral Alentejano, no distrito de Setúbal.
A obra, iniciada em finais de Outubro do ano passado, está “a evoluir sem problemas” e, avançou a autarquia, deve ficar concluída “em Outubro deste ano”.
De acordo com o chefe do executivo municipal, esta é "uma infraestrutura moderna", que comporta um investimento “bastante significativo”, que “irá certamente servir a população de Alvalade”, realçou Álvaro Beijinha.
Ainda no âmbito do saneamento, o presidente da câmara lembrou que já se encontra concluída e em funcionamento outra obra “muito importante” no concelho, a ETAR de Cercal do Alentejo, estando actualmente em curso obras em Santiago do Cacém.
A empreitada em Santiago do Cacém visa “levar água às localidades de Relvas Verdes e Aldeia dos Chãos, num investimento na ordem dos 800 mil euros”, precisou o autarca.
“Isto só é possível porque entrámos numa parceria pública de 21 municípios com a Águas de Portugal. A câmara, ao entrar neste sistema, não sendo directamente a dona da obra, acaba por pagá-la por via do tarifário que tem de pagar à Águas do Alentejo”, diz Álvaro Beijinha. 
O autarca de Santiago do Cacém anunciou ainda novos investimentos na área do saneamento para as localidades de Relvas Verdes e Vale da Eira.
“Parte do sistema, nas localidades mais pequenas”, frisou, permanece sob “responsabilidade directa da câmara”, pelo que vão ser construídas “duas novas ETAR de pequena dimensão em Relvas Verdes e em Vale da Eira”. Recentemente, a Câmara Municipal terminou ainda a obra de uma Estação de Tratamento de Águas na localidade de Silveiras.“Estamos a fazer um conjunto de investimentos muito significativo no saneamento e na água”, sublinha o presidente da Câmara de Santiago do Cacém.

Agência de Notícias

Comentários