PCP visitou Santuário do Cabo Espichel em Sesimbra

Comunistas querem que a autarquia passe a gerir o Santuário 

Os deputados do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal na Assembleia da República visitaram, ontem de manhã, o Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra. Os deputados Bruno Dias e Paula Santos, acompanhados por autarcas de Sesimbra, conheceram algumas intervenções da autarquia junto ao Santuário e acusaram os últimos Governos de "nada terem feito" para avançar com "a recuperação Santuário do Cabo Espichel". Para os comunistas "é urgente a resolução deste problema, no sentido de evitar a degradação deste local simbólico". De acordo com os deputados do PCP, "a solução poderá passar por uma permuta de terrenos, que permitiria à autarquia ficar na posse do Santuário, proposta que foi entregue ao Governo, pela autarquia de Sesimbra, no verão do ano passado" e que ainda aguarda resposta estatal. Os deputados anunciaram ainda que irão avançar com uma iniciativa parlamentar na Assembleia da República para "exigir uma solução que viabilize a requalificação deste valioso património", explica a nota do partido.
Deputados e autarcas do PCP visitaram Cabo Espichel 

Bruno Dias e Paula Santos, deputados do PCP na Assembleia da República, eleitos pelo círculo distrital de Setúbal, fizeram um ponto de situação relativo às diversas intervenções e diligências já efectuadas pela autarquia junto do Governo, entidade responsável pelo Santuário do Cabo Espichel bem como das "propostas efectuadas no sentido da recuperação e requalificação deste património, cuja importância se insere não só na valorização do concelho, mas também no desenvolvimento e promoção do turismo, factor importante para a dinamização da economia local", contam os comunistas em comunicado.
"De facto, o Santuário do Cabo Espichel é um património histórico ímpar, visitado por milhares de pessoas todos os anos, cuja recuperação e valorização é, há muito, uma aspiração de toda a comunidade, mas que tem sido ignorada pelos sucessivos Governos PS, PSD e CDS, que há mais de 20 anos se comprometem sucessivamente em avançar com a sua recuperação, sem que isso tenha vindo efectivamente a acontecer", disseram os deputados do PCP durante uma visita efectuada ontem a um dos mais emblemáticos pontos do concelho de Sesimbra.
Esta situação, dizem os comunistas, "é tanto mais incompreensível no quadro em que a autarquia se disponibiliza para recuperar e valorizar este importante património no nosso concelho, à semelhança das intervenções de recuperação e valorização que estão a decorrer junto ao Santuário, nos terrenos que são já propriedade da Câmara Municipal, mas que está impedida pelo facto de o edifício não estar na sua posse".
A autarquia de Sesimbra está a fazer obras de requalificação da horta dos peregrinos na Mãe d'Água; ordenamento do estacionamento à entrada do santuário; criação de um percurso pedonal desde a igreja até à Ermida da Memória e no antigo forte do Cabo. 
Para os deputados do PCP eleitos pelo circulo de Setúbal, "é urgente a resolução deste problema, no sentido de evitar a degradação deste local simbólico e por forma a criar mais condições para acolher as milhares de pessoas que o visitam todos os anos". 
De acordo com Paula Santos e Bruno Dias, "a solução poderá passar por uma permuta de terrenos, que permitiria à autarquia ficar na posse do Santuário, proposta que foi entregue ao Governo, pela autarquia de Sesimbra, no verão do ano passado mas que, incompreensivelmente, ainda não obteve qualquer resposta do estado". É caso para afirmar, como diz o nosso povo: "Não fazem nem deixam fazer", resumem os deputados.
Perante este impasse, o PCP, na Assembleia da República e nas autarquias locais, "tudo fará para que o Cabo Espichel possa vir a ser recuperado e requalificado na sua totalidade". Neste sentido o Grupo Parlamentar do PCP promoverá, desde já, "a realização de uma iniciativa parlamentar na Assembleia da República com esse objectivo", conclui a nota dos comunistas.
Bruno Dias e Paula Santos, foram acompanhados por autarcas da Câmara de Sesimbra, Assembleia Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia do Castelo, além da estrutura local do Partido Comunista Português.

Comentários