Palmela recolheu três mil litros de óleos alimentares

Recolha resultou na produção de 2.270 litros de biodiesel

O Município de Palmela registou, no âmbito do Projeto RECOIL, a recolha de três mil litros de óleos alimentares usados em 2014. O projeto resulta de uma colaboração entre a Câmara de Palmela, a ENA – Agência de Energia da Arrábida e a empresa Biocanter e conta com o patrocínio do RecOil, projeto ambiental financiado pela Comissão Europeia. "Estes óleos alimentares usados permitiram produzir cerca de 2.270 litros de biodiesel e, simultaneamente, foi evitada a emissão de 3.460 quilogramas de gases com efeito de estufa", esclarece a Câmara de Palmela em comunicado. Atualmente há 56 pontos de recolha espalhados pelo concelho.
Cerca de três mil litros de óleos alimentares recolhidos em Palmela

Recorde-se que, em 2014, no âmbito do RecOil, a ENA, com o apoio da Câmara Municipal, dinamizou diversas ações de sensibilização para a reciclagem de óleos alimentares usados no concelho e adesão à rede municipal instalada. Duplicando o que a lei exige, a rede disponibiliza, atualmente, trinta pontos de deposição instalados no espaço público, com capacidade para 360 litros. Este ano a autarquia quer instalar mais cinco pontos de recolha no concelho. Além desses pontos, a Câmara de Palmela tem outros 26 pontos de recolha  de óleos alimentares usados localizados em alguns estabelecimentos escolares, juntas de freguesia e outras instituições, com barricas de 45 litros.
Ainda em 2014, foi implementado um novo projeto, através do estabelecimento de protocolos com alguns estabelecimentos de Hotelaria e Restauração, atualmente com quinze adesões, revertendo os óleos alimentares usados em dinheiro para as corporações locais de bombeiros.
"Estes projetos contribuem, ao nível ambiental, para minimizar os impactes negativos da introdução dos óleos nos sistemas de drenagem de águas domésticas e para aumentar a produção de biodiesel de uma forma sustentável, sem recorrer às culturas energéticas", explica a autarquia.

Agência de Notícias

Comentários