Novo posto da GNR da Moita pode avançar em 2016

Autarcas da Moita recebidos pelo Ministério da Administração Interna 

A construção de um novo posto da GNR da Moita é uma das obras mais urgentes no concelho. Da esquerda à direita passado pela população, a revindicação é unânime: A Moita precisa de dar "condições condignas" aos militares que trabalham no "velho" posto localizado no centro da vila. O executivo municipal da Moita  há muito tempo que defende a necessidade de instalações “dignas e funcionais” para os militares. A autarquia reuniu na semana passada com o secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna e trouxe boas notícias: o novo posto da GNR da Moita pode ser uma realidade já no próximo ano. Câmara da Moita e Governo comprometem-se a trabalhar em sintonia  "para encontrar uma solução para o edifício do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita e para a instalação dos efetivos do GNR", diz um comunicado da Câmara da Moita. As antigas instalações dos bombeiros [que pertencem ao Estado desde 2009] encontram-se "fechadas e abandonadas" e foram sempre opção para receber a sede da GNR local. Agora autarquia e Governo estudam outras soluções para que a obra esteja concluída já no próximo ano.   
Atual posto não tem as condições exigidas 

Rui Garcia esteve reunido, na passada sexta-feira, com o secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre, para encontrar uma "solução para o edifício do antigo quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Moita e para a instalação dos efetivos do GNR". 
De acordo como a autarquia da Moita, o secretário de Estado manifestou "algumas dúvidas quanto à localização e ao projeto inicial previsto, propondo o estudo de alternativas em conjunto com a autarquia"
Para Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, "a resolução do problema do Posto da GNR é uma prioridade", disponibilizando-se para, em conjunto com o ministério da Administração Interna, encontrar "uma solução, que pode passar pela permuta do antigo quartel por um terreno municipal, possibilitando, assim, a construção de um novo posto".
O presidente da Câmara espera agora que "o processo decorra com a maior brevidade possível", tendo sido apontado "o ano de 2016 para a realização do investimento por parte da Administração Central".
De referir que o antigo quartel dos bombeiros foi adquirido, em 2009, pelo Ministério da Administração Interna para a instalação do posto da GNR. No entanto, esta força de segurança permanece num edifício, cedido pela Câmara Municipal da Moita sem qualquer tipo de contrapartida, que não reúne as condições necessárias para o funcionamento regular da GNR. Enquanto o velho quartel dos Bombeiros, no centro da vila, se encontra "fechado e abandonado" não reunindo as condições necessárias para a Guarda Nacional Republicana. 
Mais tarde, após se ter entendido que seria técnica e economicamente mais vantajoso construir instalações de raiz, o Ministério da Administração Interna contactou a autarquia para indagar da disponibilidade desta para permutar o edifício do antigo quartel dos Bombeiros por  terrenos do domínio público municipal, disponibilidade essa prontamente confirmada pelo Município.
Desde então, disse fonte da Câmara da Moita, “não têm sido orçamentadas pelo Governo quaisquer verbas e as atuais instalações, já em adiantado estado de degradação em 2006 (ano em que se anunciou, pelas mesmas razões, o encerramento temporário do Posto) são hoje um obstáculo ao cabal desempenho da missão da GNR no território e à eficaz garantia da segurança das populações”.
E o que fazer com o antigo quartel dos bombeiros? Por agora nada se sabe. Este imóvel, diz fonte da Câmara, "adquirido pelo Ministério da Administração Interna para a instalação do quartel da GNR, encontra-se em avançado estado de degradação, uma situação de que o Governo tem conhecimento, através dos consecutivos alertas da Câmara Municipal", disse a autarquia em Outubro de 2014. 

PSD também "exige" obra 
A construção do Posto da GNR da Moita também é defendido pelo partido do Governo. Em visita ao posto da GNR Moita, no inicio deste ano, os deputados social-democratas eleitos por Setúbal na Assembleia da República, constaram a carência que os militares da Guarda vivem no seu posto de trabalho bem no centro da vila. Os deputados deparam-se com  a falta  de "condições" e  falta de "funcionalidade" do actual posto.
“Não existe privacidade para as vítimas, o espaço de atendimento é exíguo, as condições de segurança para o desempenho do trabalho dos militares não são as adequadas”, explicava Bruno Vitorino.
O deputado do PSD realça que o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários da Moita tem sido apontado como alternativa, sendo necessárias as respectivas obras de remodelação, sendo este um equipamento que pertence ao Ministério da Administração Interna.
“Este seria um espaço digno, com todas as condições necessárias para albergar a GNR”, acrescentava o deputado.



Comentários