Maratona fotográfica invadiu ruas de Setúbal

22 fotógrafos há procura do melhor ângulo de Bocage  

A 12.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, realizada no sábado, contou com a participação de 22 fotógrafos amadores, que, durante 12 horas, captaram o concelho através de ângulos que melhor expressassem o tema “Bocage: vida e obra”. Com profissões distintas e idades entre os 18 e os 67 anos, vieram de Setúbal, Palmela, Almada e Oeiras para desfrutaram da paisagem, passearem e conheceram o património da cidade, mas não esqueceram o fim que os trouxe: fotografar imagens em torno de Bocage. Os vencedores são conhecidos a 9 de Maio. 
Bocage inspirou maratona fotográfica na cidade de Setúbal 

Augusto Martins, presente em todas as edições da prova, voltou com a companheira, a máquina fotográfica. Luís Mateus, vencedor da 10.ª edição, em 2013, quis repetir a experiência este ano e juntou-se ao novo grupo de concorrentes.
Antes de porem as mãos na massa, uma técnica do Centro de Estudos Bocageanos explicou que a escolha do tema surgiu a propósito dos 250 anos do nascimento de Bocage e focou aspetos da vida do poeta, como a boémia e locais por onde passou.
O Gabinete da Juventude da Câmara de Setúbal, localizado na Casa da Cultura, foi o ponto de partida da maratona fotográfica, iniciativa integrada no programa m@rço.28, organizada pela Câmara sadina, com diversos patrocínios e apoios. Mas antes de a prova começar, às 10 horas, foram entregues t-shirts, o regulamento e mapas de localização a indicar os três postos de controlo.
Durante 12 horas, com passagens pela Casa de Bocage, pelo Hotel Bocage e pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, os participantes, sem esquecerem o tema central da competição, empenharam-se para cumprir os 12 subtemas propostos:  feminismo, Índia, autorretrato, Macau, erotismo, Setúbal, irreverência, poesia, boémia, estrofe I, estrofe II e estrofe III.
Às 22 horas, a missão estava cumprida com a chegada ao último posto de controlo, na Capricho, para descarregamento das fotografias.
Todos têm regresso marcado para o dia 9 de Maio, data em que são conhecidos os vencedores.
Estadias, vales de lojas de fotografia e de restaurantes e material fotográfico são alguns dos prémios a atribuir aos três primeiros classificados e ao autor da melhor imagem. Nesta edição, é ainda destacado um jovem revelação do concelho.
Os vinte melhores trabalhos do concurso integram uma exposição de caráter itinerante, com início na Casa da Cultura, que, ao longo do ano, passa por diversos locais do concelho.

Agência de Notícias

Comentários