Credores ameaçam insolvência da SAD do V. Setúbal

Credores ameaçam pedir insolvência se não receberem hoje

Um grupo de credores ameaça pedir a insolvência da SAD do Vitória de Setúbal se não receber parte dos créditos que tem no clube até ao meio-dia desta sexta-feira, dia de Assembleia Geral Extraordinária do emblema do Bonfim. O pagamento das 60 prestações mensais previstos deveria ter-se iniciado a 9 de Março de 2015, de acordo com o comunicado dos credores, que são um grupo de antigos funcionários do clube, que reclamam "o pagamento de 100 por cento dos créditos laborais constituídos até à data da aprovação do plano". Fernando Oliveira, presidente do Vitória, reagiu com "estupefacção" à ameaça de um pedido de insolvência. "Estamos conscientes das responsabilidades que temos e estamos a resolvê-las calmamente sem pressões, porque não vamos atrás de pressões", garantiu o presidente do Vitória em declarações à Rádio Renascença.
Alguns antigos funcionários e jogadores do clube reclamam dívida 


Um grupo de credores da SAD do Vitória de Setúbal garante não ter recebido a primeira prestação do plano de pagamento das verbas em falta, e ameaça avançar com o pedido de insolvência se o pagamento não for efetuado até  esta sexta-feira, dia 20 de Março.
Em comunicado, o grupo de antigos funcionários alega que o Plano Especial de Revitalização (PER), que transitou em julgado a 9 de Setembro de 2014, previa o "pagamento de 100 por cento dos créditos laborais constituídos até à data da aprovação do plano, com seis meses de período de carência iniciados após a homologação do plano de revitalização em 60 prestações mensais, iguais e sucessivas a iniciar após os seis meses de carência, com perdão dos juros vencidos e vincendos".
Como tal, refere o comunicado, o pagamento das prestações devia iniciar-se a 9 de Março deste ano.Garantindo que as verbas não foram transferidas, o grupo de credores estabelece assim um prazo para o pagamento da primeira prestação até às 12 horas desta sexta-feira. Se tal não for cumprido, então os antigos funcionários garantem que, nesse mesmo dia, avançam com um pedido de insolvência da SAD do Vitória Futebol Clube no Tribunal de Comércio de Lisboa.
"Esta deliberação torna-se de igual forma atual para as prestações futuras, caso os montantes devidos não venham a estar efectivamente disponíveis ao (dia 9 de cada mês) em cada uma das contas bancárias dos signatários", acrescenta ainda o comunicado, assinado por Ricardo Silva, Daniel Amoreirinha, Carlos Fonseca, Igor Rocha e José Pedro, ex-jogadores sadinos, para além dos treinador Ricardo Martins, o massagista Paulo Martins, o enfermeiro Edgar Atraca, o fisioterapeuta Ludovico Esteves e ainda Carlos Sousa, antigo responsável financeiro do clube.
Esta noite há reunião magna no Bonfim. A ordem de trabalhos da Assembleia Geral, que terá lugar a partir das 20h30, no Pavilhão Antoine Velge, tem apenas dois pontos: direitos de superfície sobre os terrenos do Bonfim e discussão e votação das contas de 2014, mas é provável que alguns associados questionem a direção sobre eventuais atrasos nos pagamentos a antigos jogadores e treinadores.

"Vitória tem consciência das responsabilidades que tem"
O presidente do Vitória de Setúbal reagiu com "estupefacção" à ameaça de um pedido de insolvência da SAD do Vitória de Setúbal, devido a dívidas a antigos jogadores, treinadores e funcionários previstas no âmbito do Processo Especial de Revitalização.
"Estamos conscientes das responsabilidades que temos e estamos a resolvê-las calmamente sem pressões, porque não vamos atrás de pressões. Acho que nesta altura a preocupação é de destabilizar, porque já temos alguns assuntos resolvidos e outros estamos a pagar", explicou o presidente no programa Bola Branca, da Rádio Renascença.
Fernando Oliveira lembra que não foi ele que "criou os problemas financeiros do Vitória",  mas é ele "que tem de os resolver", desvalorizando a importância da Assembleia Geral do clube marcada para hoje e relacionada com as contas da último exercício e o direito de superfície dos terrenos do Bonfim. Fernando Oliveira lembra que o "Vitória tem consciência das responsabilidades que tem".

Agência de Notícias

Comentários