Carolina Fonseca vem ao Pinhal Novo dar aulas de dança

Workshop de dança Sufi ministrado por uma das melhores bailarinas portuguesas 

O Espaço ContraFacção, em Pinhal Novo, recebe, nos dias 14 e 15 de Março, um workshop de dança Sufi, com Carolina Fonseca. Organizado pela cooperativa PIA – Projetos de Intervenção Artística, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e do Bardoada – Grupo do Sarrafo, este workshop tem um total de oito horas e pretende dar a conhecer esta dança mística, com forte relação com a poesia Sufi. O workshop é ministrado por uma das melhores bailarinas portuguesas. Carolina Fonseca é reconhecida em todo o mundo. É bailarina e coreógrafa no núcleo do projeto Danzaduende, e estreou-se como coreógrafa e produtora em 2009 com o espetáculo “Êxtase”, seguindo-se “Poet in NY” e “Lorca Duende”, ambos em Nova Iorque, nos EUA. 
Carolina Fonseca com paragem confirmada em Pinhal Novo 


De acordo com a organizadora do workshop, Carolina Fonseca, "os sete movimentos principais representam o movimento dos sete planetas no céu e as sete recomendações do poeta persa Jalal da-DinRumi, também chamado Molana. Através deste movimento, os bailarinos alternam entre os estados de consciência e de transe místico". Isto chama-se poesia Sufi. 
Carolina Fonseca é bailarina e coreógrafa no núcleo do projeto Danzaduende, e estreou-se como coreógrafa e produtora em 2009 com o espetáculo “Êxtase”, seguindo-se “Poet in NY” e “Lorca Duende”, ambos em Nova Iorque, nos EUA. Destacam-se as colaborações realizadas com nomes como Joaquín Cortez, Fanfarra Ciocarlia, Taraf de Haidouks, Mahalla Rai Banda, Les Aminches, Teoman e Mirkealam, entre outros.
Viajou até à Índia, Rajastão onde aprendeu dança cigana e desenvolveu o seu trabalho como bailarina viajando e aprendendo com famílias e castas de virtuosos ciganos em diferentes países e regiões do mundo tais como: Roménia, Transilvânia, Hungria, Turquia, Egito, Espanha, França, Bélgica e Magreb, estudou Teatro Japonês Nô Theatre com Masato Matsura, em Paris e Kathakali Indian classical Dance Theatre, em Kerala, sul de India.
Carolina lecciona desde 1999 danças do Médio Oriente, GypsieDuende, dirigindo sessões de “Giro Sufi” e dança criativa para crianças, aulas de expressão duende em Milão, Bolonha, França, Bruxelas, Londres, Irlanda, Nova York, Barcelona, Madrid e Lubiana. Trabalha especialmente com as comunidades ciganas de bairros em desenvolvimento, no âmbito de Reeducação de Dança Cigana e costumes perdidos, desenvolveu projetos a nível artístico com a população de esquizofrenia do Hospital Júlio de Matos em Lisboa assistindo e co-produzindo com Liliane Viegas a partir da dança terapia. Durante dois dias está em Pinhal Novo para ensinar a dançar e a sentir poesia Sufi. 
Esta formação é aberta a todos os interessados, com idade superior a 12 anos, e tem o valor de 30 euros (20 euros para participantes do concelho de Palmela).
Mais informações e inscrições através do email piacrl@gmail.com ou do tlm. 936476878.
Agência de Notícias

Comentários