Alentejo Litoral avança para 2020 com iniciativa histórica

Municípios do Litoral Alentejano assinam hoje acordo com Governo em Sines 

Os municípios do Alentejo Litoral apresentam  hoje, 3 de Março, no Auditório da Administração dos Portos de Sines e Algarve, em Sines, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2020. Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, reunidos na CIMAL - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, dão a conhecer esta iniciativa inédita que reúne cerca de meia centena de entidades em torno de um conjunto de compromissos para o horizonte 2020. "O Plano Estratégico surge como todos os outros, no âmbito do repto lançado pelo Governo e pela União Europeia para que as regiões preparem as suas estratégias de desenvolvimento no horizonte do novo quadro comunitário", refere Vítor Proença, presidente do Município de Alcácer do Sal e do Conselho Intermunicipal da CIMAL. 
Autarquias do Litoral Alentejano com estratégia até 2020 

"Mas no Alentejo Litoral empreendeu-se, de forma absolutamente consensual, um processo de amplo envolvimento das entidades do território, quer públicas quer privadas, bem como das associações setoriais e da sociedade civil. Essa participação alargada, que se estendeu por cerca de dois anos, gerou expetativas e criou uma dinâmica de compromisso entre todos", sublinha o presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAL.
Nesse sentido, será assinada uma Carta de Compromisso para o Desenvolvimento Integrado Alentejo Litoral 2020 que, de acordo com Vítor Proença, sublinha dois aspetos essenciais: "Por um lado, a estratégia do Alentejo Litoral, que está candidatada a reconhecimento do Governo, é uma estratégia que foi elaborada pelo território, pelos seus agentes, e que serve a todos, é um referencial de enquadramento para a prossecução dos objetivos comuns. Não se trata de uma estratégia apenas dos Municípios e nem de um plano de investimentos municipais".
Por outro lado, diz o autarca de Alcácer do Sal, "esta não é uma estratégia para a absorção de financiamentos comunitários, é bastante mais do que isso, sendo certo que os instrumentos de política pública que surgirão no âmbito do Portugal 2020 podem ser determinantes para a sua concretização".

Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional vem a Sines 
A Carta de Compromisso, que foi subscrita pela esmagadora maioria dos membros que integram o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal, será simbolicamente assinada esta terça-feira, em Sines, na presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
"Este Compromisso revela como o Alentejo Litoral está mobilizado. Não para os fundos, não para a captação de dinheiro, mas sim para enfrentar um conjunto de desafios que são determinantes para as regiões de baixa densidade. O desenvolvimento económico e social é o garante de mais coesão e qualidade de vida e, nesse sentido, todos são essenciais, desde os poderes públicos, aos empresários, à sociedade civil", acrescenta Vítor Proença.
Na sessão, além do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, participarão Augusto Mateus, que dirigiu o Plano Estratégico, e António Dieb, presidente da CCDR Alentejo, que terá oportunidade de explicar as orientações de investimento para o Alentejo no período até 2020. Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, e João Paulo Franco, presidente da Administração do porto de Sines, também participam na Sessão de Abertura.
Agência de Notícias

Comentários