Alcochete apoia terminal de contentores no Barreiro

Terminal será um "factor de desenvolvimento da economia e do emprego" na região

A Câmara de Alcochete emitiu, na última reunião de câmara, um parecer favorável à construção do terminal de contentores no Barreiro. Luís Miguel Franco, chefe do executivo municipal de Alcochete, considera "importante não só para a região, mas também para o país, a construção do terminal de contentores no concelho de Barreiro". A nova infraestrutura é tida como um pólo de desenvolvimento da economia e do emprego mo distrito de Setúbal.  De acordo com o autarca este investimento deverá ainda articular-se com os Portos de Sines e de Setúbal, com a Plataforma Logística do Passil, em Alcochete, e com a futura Plataforma Logística do Poceirão, [no concelho de Palmela] e “deverá ser complementada com uma nova rede de acessibilidades” na região, defendendo uma ligação entre Alcochete e Seixal, com a criação de um novo nó de acesso à Ponte Vasco da Gama. 
Câmara de Alcochete "aprova" terminal de contentores no Barreiro 

Sobre a construção do Terminal de Contentores no concelho do Barreiro, desiderato que está subjacente à celebração de um protocolo entre as Câmaras Municipais do Barreiro e de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa (APL), Luís Miguel Franco considera que “pode vir a revelar-se extremamente relevante para a Região e para o País assumindo-se como um factor de desenvolvimento da economia e do emprego e servindo, igualmente, como um factor potenciador da concretização de outros investimentos estratégicos na Península de Setúbal”. 
Para o autarca de Alcochete, este investimento deverá ainda articular-se com os Portos de Sines e de Setúbal, com a Plataforma Logística do Passil, em Alcochete, e com a futura Plataforma Logística do Poceirão, [no concelho de Palmela] e “deverá ser complementada com uma nova rede de acessibilidades”. Ainda no que às acessibilidades diz respeito, Luís Miguel Franco recordou que “os municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo e Seixal, em estreita concertação com a Lusoponte, participaram activamente na elaboração de um estudo conceptual que, com as alterações que ainda vierem a ser consideradas pertinentes e necessárias, poderá resultar na consubstanciação deste outro investimento que se reveste de contornos de indispensabilidade para o funcionamento do Terminal de Contentores e para o incremento da estratégia da região”.
Neste contexto, Luís Miguel Franco destacou que a construção de uma via rápida, que estabelecesse a ligação entre Alcochete e Seixal, com a criação de um novo nó de acesso à Ponte Vasco da Gama, seria muito benéfico para a população e situar-nos-ia “de uma forma ainda mais optimizada no contexto da Área Metropolitana de Lisboa”, conclui o autarca.
Esta posição surge na sequência da moção “Novo Terminal de Contentores de Lisboa no Barreiro, um importante investimento para o Concelho, para a Área Metropolitana de Lisboa e para o País”, elaborada pelo Município do Barreiro que, depois de aprovada em reunião pública, foi remetida para conhecimento do Município de Alcochete.

Agência de Notícias

Comentários