“Aprender a Nadar” em Palmela e Pinhal Novo

Duas centenas e meia de alunos aprendem a nadar no concelho de Palmela 

Teve início dia 5 de Janeiro, nas Piscinas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo, o segundo curso do “Aprender a Nadar”. Este curso decorre até 13 de Abril, com a participação de cerca de duas centenas e meia de alunos, provenientes de onze turmas de seis escolas do concelho de Palmela. Uma das novidades deste curso é a presença da atleta paralímpica, Simone Fragoso, que é madrinha deste projeto municipal. A atleta prepara-se, nas piscinas do concelho,  para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. 
Campeã Paralímpica apadrinha projeto Aprender a Nadar em Palmela

Simone Fragoso é a Madrinha do “Aprender a Nadar”. A atleta paralímpica de natação e munícipe de Palmela, que se encontra em período de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2016, a realizar no Rio de Janeiro – Brasil, desempenha o papel de promotora desta boa prática junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho que frequentam este Programa Municipal de Natação. "Os seus conhecimentos e experiência internacional na modalidade, bem como a sua formação académica, são uma mais-valia para o Programa e para os alunos que o integram", diz a autarquia em comunicado.
A iniciativa, promovida em parceria pela Câmara Municipal de Palmela e pela Palmela Desporto, tem intervenção técnico-pedagógica da responsabilidade da empresa municipal, sendo os transportes das crianças assegurados pelo Município.
O programa Aprender a Nadar visa "assegurar a igualdade de oportunidades na aprendizagem da natação para todos os alunos do primeiro ciclo do concelho, bem como dar cumprimento às orientações do Programa de Expressão Físico-Motora, que recomenda que o processo de ensino e aprendizagem da natação seja considerado prioritário nas situações em que seja possível a sua concretização", explica a Câmara de Palmela.
O programa municipal criado ainda no século passado, em 1994, é dirigido a todos os alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho. Trata-se, diz a autarquia, "de um programa, totalmente gratuito, que garante aos alunos o acesso a uma actividade física fundamental ao seu desenvolvimento".

Agência de Notícias

Comentários