Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Setúbal candidata-se a Cidade Europeia do Desporto 2016

Autarquia quer  “potenciar ainda mais a atividade desportiva" 

Setúbal formalizou no dia 19 deste mês a intenção de candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto em 2016. O questionário que manifesta um conjunto de formalidades necessárias à elaboração de uma futura candidatura, foi entregue, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, à representação portuguesa da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, a entidade europeia que atribui o prestigiado galardão. “Quando nos sentimos desafiados a ser uma Cidade Europeia do Desporto já sabíamos, independentemente do resultado, que seria um projeto vencedor, desde logo pelo trabalho de mobilização alcançado”, realçou o vereador do Desporto da Câmara  de Setúbal. 

Câmara de Setúbal quer Cidade Europeia do Desporto em 2016

Nuno Santos, presidente da representação portuguesa da ACES Europe, explicou que o ato de formalização “é uma das condições exigíveis para a apresentação de uma candidatura”.
Aquele responsável acrescentou que “para 2016 existem dois candidatos, Setúbal e Coimbra”. O título de Cidade Europeia do Desporto já foi atribuído por três vezes a urbes portuguesas, a Guimarães, em 2013, a Maia, em 2014, e a Loulé, em 2015.
“Quando nos sentimos desafiados a ser uma Cidade Europeia do Desporto já sabíamos, independentemente do resultado, que seria um projeto vencedor, desde logo pelo trabalho de mobilização alcançado”, salientou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.
O autarca enalteceu a importância da distinção, um estímulo ao desígnio municipal que “visa assumir, ainda mais, o desporto como um pilar central na cidade para o desenvolvimento humano e social e que, acima de tudo, democratize o acesso à prática desportiva”.
Pedro Pina reforçou ainda que Setúbal “está mobilizada” com vista a obter o título de Cidade Europeia do Desporto, galardão que, assegura, vem “potenciar ainda mais a atividade desportiva, não só na vertente de competição, mas também com atividades de cariz popular”.
A ACES – Associação de Capitais Europeias do Desporto elege anualmente uma capital europeia do desporto e, no máximo, duas dezenas de cidades europeias do desporto, sendo que cada país pode ter apenas, no máximo, duas cidades a ostentar o título em cada ano.
A decisão de aceitar Setúbal como candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2016 é conhecida, previsivelmente, até meados de Janeiro. Segue-se, caso seja aceite, a organização e apresentação, até ao final de Maio, do dossier de candidatura, acompanhado de um vídeo promocional.
Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia pretende promover o desporto informal e estilos de vida saudáveis. A decisão final de atribuir a Setúbal o título de Cidade Europeia do Desporto deve ser conhecida até ao final de Setembro de 2015.

Agência de Notícias


0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010