O Natal já chegou ao Centro Histórico do Montijo

Presidente da Câmara "inaugurou" época de Natal  

O programa Natal com Arte, na cidade do Montijo, arrancou no dia 28 de Novembro, com a abertura ao público da exposição “Arte do Presépio” na Galeria Municipal, a inauguração da iluminação de Natal e a tradicional degustação solidária de iguarias de Natal confecionadas pelas instituições de solidariedade social do concelho. O momento alto foi quando as luzes da árvore de Natal e as luzes natalícias foram ligadas no centro histórico da cidade. Até 6 de Janeiro de 2015, o programa Natal com Arte traz cultura e solidariedade ao Montijo: exposições, música na cidade e nas freguesias, recriações religiosas, desfile solidário de Mães e Pais Natal, atividades para as crianças como passeios de charrete com o Pai Natal e muita, muita animação.
Banda Filarmónica da AMUT abriu Natal com Arte

O primeiro momento aconteceu na Galeria Municipal. O presidente da Câmara  do Montijo, Nuno Canta, os vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva, e o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, inauguraram a exposição “Arte do Presépio” que reúne trabalhos de grande qualidade dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do Montijo.
No total, são oito presépios elaborados com recurso a diversos materiais, como garrafas de plástico, algodão, tintas, vernizes, areia, esferovite, entre outros, aos quais se junta um presépio tradicional português com mais de 500 peças.
Com o cair da noite, a iluminação e a árvore de Natal deram um brilho e colorido especial à Praça da República e outras artérias da cidade, um acontecimento muito festejado pelas crianças presentes.
De seguida, no Café da Praça decorreu a habitual degustação solidária de iguarias de Natal confecionadas pelas instituições de solidariedade social do concelho. Esta foi, também, a ocasião propícia para os discursos oficiais, com o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, a salientar que a “quadra natalícia é o momento da renovação da esperança e da solidariedade, valores que em especial nesta fase de grandes dificuldades a todos nos devem mobilizar. As festas de Natal constituem um grande evento cultural da cidade do Montijo”.
A música do Grupo Coral do Montijo uniu-se à degustação solidária, com a envolvente interpretação de cinco músicas de Natal.
Um dos momentos altos do programa é a parada de Mães e Pais Natal, que vai colorir as ruas do Montijo e animar o centro da cidade, naquele que é um dos momentos solidários do programa Natal com Arte promovido pela Câmara
A concentração do desfile está agendada para as 10 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, onde deve entregar um livro, um brinquedo ou uma peça de roupa que, posteriormente, serão oferecidos a quem mais precisa.
O início do desfile será às 10h45, num percurso até à Praça da República com a participação especial do grupo de percussão Batucando e do grupo Zumba Areias by Carla Crespim.
O desfile vai terminar na Praça da República, às 11h30, com a atuação das bandas Replay, Revolutin, X Plain e o grupo de Dança Hip Hop - United Dance Crew, todos da Academia de Artes Sinfonias & Eventos. Este espetáculo integra, também, o programa do Festival 6 Continentes, o maior evento de lusofonia no Mundo.Até 6 de Janeiro de 2015, o programa Natal com Arte traz cultura e solidariedade ao Montijo: exposições, música na cidade e nas freguesias, recriações religiosas, desfile solidário de Mães e Pais Natal, atividades para as crianças como passeios de charrete com o Pai Natal e muita, muita animação.

Natal com arte para crianças 
Iluminação de Natal já pode ser vista no centro histórico 
O Natal é uma festividade muito aguardada pelas crianças e, naturalmente, que a programação do Natal com Arte 2014 não esqueceu os mais pequenos! Nos dias 6, 13 e 20 de Dezembro, a autarquia convida que as famílias tragam os seus filhos para participarem em diversas atividades a decorrer na cidade.
Logo pela manhã, no dia 6 de Dezembro, participe com as suas crianças no Desfile Solidário de Pais e Mães Natal. A partir das 10 horas, junte-se a esta grande ação de rua que vai percorrer as ruas do Montijo, até à Praça da República onde pode assistir à atuação de grupos de música e de dança da Escola de Artes Sinfonias & Eventos.
Ao chegar à Praça da República, as crianças têm também à sua espera o Pai Natal para um passeio de charrete. Os passeios têm a duração de 15 minutos, decorrem aos sábados (6, 13 e 20 de Dezembro, entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 17 horas e são uma excelente oportunidade para os mais novos pedirem os presentes que mais desejam.
Por sua vez, a Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva dinamiza a Hora do Conto. No dia 6 de Dezembro, a sessão está marcada para as 15h30 e é sobre o conto “O Boneco de Neve”. Nos dias 13 e 20 de Dezembro, a Hora do Conto será às 11 da manhã, e dedicada respetivamente aos contos “O pequeno Abeto” e “Uma visita ao Pai Natal”.
Como habitualmente, após a leitura animada dos contos, às crianças vão poder participar nos atelieres de expressão plásticas que serão dedicados ao Inverno e às decorações de Natal.

Agência de Notícias

Comentários