Alcácer do Sal garante transporte a alunos isolados

Autarquia realiza diariamente dois percursos de 60 quilómetros cada para garantir ensino a dois alunos

A Câmara de Alcácer do Sal disponibiliza diariamente dois transportes para assegurarem a deslocação de duas crianças que residem em locais isolados do concelho e que frequentam escolas em Alcácer (Escola do Bairro de São João e Olival Queimado e Escola Secundária). Estes dois alunos, um de 15 anos de idade e outro com 11, residem respetivamente em Vale Longo (Freguesia do Torrão) e no Pinheiro (União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana), disse o gabinete de imprensa da autarquia.
Crianças de montes isolados com transporte para a escola 

"Diariamente, dois motoristas fazem cada um 60 quilómetros (ida e volta), porque se assim não fosse, as crianças ficavam impedidas de se deslocar para os respetivos estabelecimentos de ensino devido à falta de transportes públicos", refere a autarquia de Alcácer do Sal. António Rico é um dos motoristas que habitualmente faz o percurso para Vale Longo. Sai de Alcácer do Sal perto das 7h30 e vai ao monte buscar o aluno por volta das oito da manhã, uma vez que as aulas começam às nove horas. “Já cheguei a trazer sete alunos, mas este ano vem apenas um, que está agora no 10º ano”, diz o motorista que confessa ainda que durante o percurso vão falando “do dia-a-dia e da escola”. À tarde, às 17h30, é hora de regressar a casa.
Marco Cosme é outro dos motoristas que faz o serviço de transporte para estes alunos. “Quando tenho de ir ao Pinheiro, saio de Alcácer às 7h30 e deixo o aluno à porta da escola cerca das 8h40; à tarde, à segunda e quintas-feiras ele sai às 17 horas e nos restantes dias sai às 14 horas”. Questionado sobre os assuntos que conversam durante a viagem, Marco Cosme diz que “ele não é muito falador”. “Eu é que lhe vou perguntando como estão a correr as aulas e se gosta da escola que frequenta”, refere.
Durante o ano letivo em curso 2014/2015, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem um encargo de 204 mil 437 euros euros de transportes escolares, ao que acresce 15 circuitos especiais que são assegurados por viaturas municipais, envolvendo 109 alunos que residem em zonas que não são asseguradas pela Rodoviária do Alentejo.

Agência de Notícias

Comentários