Vitória de Setúbal comemorou 104 anos com exposição

Troféus e imagens do Vitória na Casa Bocage até Fevereiro de 2015 

Momentos do Vitória do Futebol Clube são partilhados numa exposição, inaugurada no dia 20, [dia do 104º aniversário do Vitória de Setúbal] na Casa Bocage, que desvenda memórias da cidade e do clube sadino num cruzamento de fotografias e troféus. “Para falar de Setúbal e da história contemporânea temos de falar de duas referências da cidade. Uma faz história e a outra ajudou a fixá-la”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, na inauguração da mostra “Para além da Glória – entre a Troféu e a Imagem”. A exposição  pode ser vista de terça a sexta-feira das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 e aos sábados das 14 as 18 horas.
As taças do Vitória estão em exposição na Casa Bocage 

A primeira referência, salientou a chefe do executivo municipal, “pela importância e dimensão, pelo número de pessoas que movimenta e pelas paixões que desperta, é o Vitória, nascido no fim da primeira década do século XX para se fazer ícone setubalense e de todos os que chamam a Setúbal a sua terra”.
A outra é Américo Ribeiro, “fotógrafo que dedicou a maior parte da vida a retratar a cidade onde nasceu, ou melhor, a fazer a crónica da cidade que se ia transformando à medida que se renovava. Foi um dos primeiros historiadores modernos com a sistematização da recolha fotográfica”, realçou Maria das Dores Meira.
A autarcas considerou, na abertura da exposição organizada pela Câmara  de Setúbal e o Vitória, no dia em que o clube sadino assinalou o 104.º aniversário, que estes são “dois nomes com papéis diferenciados mas fundamentais para a construção e compreensão da cidade”,
A mostra intimista inclui mais de duas dezenas de imagens do Arquivo Fotográfico Municipal Américo Ribeiro que retratam momentos entre os anos 40 e 70 da história centenária do Vitória Futebol Clube, as quais estão associadas a um conjunto de troféus do espólio do clube sadino.
Entre as imagens do fotógrafo setubalense, descritas pelo Centro de Memórias, projeto municipal que inclui a recolha de depoimentos de voluntários, constam a abertura do pote mealheiro pró-estádio do Bonfim, de 1953, e a inauguração do recinto desportivo, em 1962.
“O que aqui se revela é a importância da enorme massa de setubalenses que fazia o Vitória de Setúbal, que o apoiava e que por ele gritava de alegria ou de tristeza”, afirmou a autarca, ao apontar para uma das imagens que retrata uma manifestação popular na Praça de Bocage contra uma decisão que fez a equipa de futebol do Vitória descer de divisão.
Maria das Dores Meira disse ainda que “ler as fotos de Américo Ribeiro e acrescentar-lhes o devido contexto será sempre, para qualquer setubalense, um prazer”, enquanto que “para a cidade será sempre um exercício de memória que abre espaço à reflexão e ao melhor conhecimento da história recente”.

Museu do Vitória está em construção 
Já o presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, afirmou que “é um prazer enorme poder observar as relíquias do grande fotógrafo Américo Ribeiro. O Vitória está orgulhoso por estas preciosas fotos terem o seu cunho e fazerem parte da história e identidade setubalense”.
Na abertura da exposição marcaram ainda presença, entre várias individualidades e históricos da família vitoriana, como Fernando Tomé, o treinador de futebol Domingos Paciência, a par dos capitães de equipa e de alguns jogadores do plantel sadino, como Ney Santos, Dani, Paulo Tavares e François.
A iniciativa, além de dar a conhecer ao público histórias menos conhecidas do Vitória, destaca o trabalho de restauro, estudo e inventariação do património museológico do clube que está a ser conduzido desde o início deste ano por uma equipa de voluntários e técnicos municipais.
“A recuperação da memória do Vitória, que se confunde com a própria cidade, é uma obra que nos enche de orgulho e um trabalho que não tem preço”, reforçou a presidente da autarquia ao abordar a iniciativa que visa salvaguardar o património e revitalizar a Sala de Troféus Josué Monteiro, instalada no Estádio do Bonfim.
A ideia de recuperar o espólio do clube sadino surgiu em 2010. “Detetou-se a necessidade de tratamento e restauro quando estávamos a trabalhar na exposição sobre o centenário do Vitória”, explicou Maria Miguel Cardoso, antropóloga na Câmara de Setúbal.
A técnica municipal adiantou que “este é um processo longo e trabalhoso”, até porque, entre o património do clube encontram-se mais de cinco mil troféus. “Até agora conseguimos restaurar perto de seis centenas de taças”, referiu.
Além da recuperação patrimonial, a meta é a criação de uma base de dados, com o inventário completo de todos os troféus e documentos, com imagens e descrições sobre a história associada às taças, mas também com informações sobre as intervenções de restauro realizadas.
Para explicar este processo, foi exibido um documento audiovisual sobre a metodologia de recuperação, tratamento e estudo do vasto património vitoriano. Na exposição foi também apresentada uma taça, já desinfestada, mas ainda sem o tratamento de recuperação.
“Esta é, sem dúvida, uma das mais belas homenagens que poderíamos fazer ao Vitória de Setúbal e a todos que, ao longo de mais de um século, fizeram deste clube uma das mais importantes instituições desportivas do País”, salientou Maria das Dores Meira.
A exposição “Para além da Glória – entre o Troféu e a Imagem”, patente até 14 de Fevereiro na Casa Bocage, equipamento municipal localizado na Rua Edmond Bartissol, pode ser vista de terça a sexta-feira das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 e aos sábados das 14 as 18 horas.

Aniversário em família 
Atletas foram homenageados no aniversário do clube 
Depois da inauguração da mostra, Maria das Dores Meira, participou no jantar de aniversário do Vitória, realizado no Pavilhão Antoine Velge, no qual destacou a importância do maior e mais importante clube do concelho.
“A celebração é a melhor demonstração da vitalidade daquele que é o maior e mais importante clube do concelho”, sublinhou a autarca, que considera o Vitória “central na promoção do desporto, do associativismo e decisivo na representação de Setúbal para lá dos estritos limites das suas fronteiras”.
Na intervenção, Maria das Dores Meira, saudou “todos os atletas que fazem o Vitória nas mais variadas modalidades, do futebol à ginástica, modalidade em que o clube se tem destacado nestes últimos dias com a presença dos seus atletas no Campeonato do Mundo por Idades de Trampolim e Tumbling”.
Para corrigir uma “ideia desfocada e injusta” de que a Câmara Municipal não apoia o clube, a autarca afirmou que, “ano após ano, de que, ao longo dos tempos podem ser encontrados múltiplos exemplos da cooperação entre a câmara e o clube, nos quais podemos confirmar a permanente disponibilidade da edilidade para cooperar com o Vitória”.
Maria das Dores Meira reforçou a continuidade de cooperação com o clube, agora com o “apoio à reabilitação de vários espaços do Estádio do Bonfim”, em ações que “contribuem, decisivamente, para uma maior qualidade e conforto da grande casa” do Vitória de Setúbal.
“Falo de apoios indiretos, em projetos e outras matérias, que, feitas as contas, totalizam verbas de dezenas de milhares de euros que não podem, de forma alguma, ser desvalorizadas”, vincou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao enaltecer a importância de mais esta parceria.
“Este é mais um exemplo da cooperação estreita estabelecida entre o clube e a autarquia, cooperação que encaramos como enorme oportunidade para, neste caso concreto, oferecer ao clube, aos seus atletas e à cidade mais e melhores condições para a prática desportiva”, concluiu a autarca.

Agência de Notícias

Comentários