Peixes embelezam portas do núcleo antigo de Sesimbra

22 portas e janelas do centro histórico decoradas com peixes 

A decoração das portas e janelas que fazem parte da segunda fase do concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, está praticamente concluída. Esta edição contou com a participação de 11 artistas, que deram largas à sua criatividade em 12 obras inspiradas no peixe de Sesimbra, que vão contribuir para embelezar 22 portas e janelas do Núcleo Urbano Antigo da vila de Sesimbra.

O polvo de Maria da Conceição Chanoca venceu primeira fase 

A apresentação oficial dos trabalhos é feita no dia 15 de Novembro, sábado, a partir das 15.30 horas, numa visita guiada que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal,membros do júri do concurso e autores.
"O percurso terá início no Posto de Turismo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago, com uma breve introdução à campanha Sesimbra é Peixe, focada num dos maiores atrativos do concelho, o seu excelente peixe", disse fonte da autarquia ao ADN.
Desta vez, o júri tem um peso de 55 por cento na escolha do vencedor, cabendo os restantes 45 por cento ao público, através de votação online, que vai decorrer de 16 de Novembro a 31 de Dezembro.
O concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua surgiu integrado na campanha Sesimbra é Peixe, "direcionada para a promoção do pescado de Sesimbra e para enaltecer todos os fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados à pesca", lembra a autarquia.
Os artistas foram desafiados a decorar uma porta ou janela do Núcleo Urbano Antigo da Vila, devidamente identificada, com motivos relacionados com o tema sugerido.
Na primeira fase, que decorreu entre Maio e Agosto, concorreram 11 artistas que trabalharam 17 portas e 3 janelas.
O resultado, na maioria dos casos, foi surpreendente, e uma dessas portas foi, inclusive, incluída numa lista das 50 portas mais bonitas do mundo, publicada pelo site www.boredpanda.org.
Octopus, um polvo que espreita de uma janela na Travessa Cândido dos Reis, foi o vencedor desta primeira fase. "Não estava à espera de ganhar, porque o mais importante foi participar e ter contribuído para embelezar ainda mais a minha terra. A pintura é uma chamada de atenção para um dos moluscos mais capturados na zona de Sesimbra", disse Maria da Conceição Chanoca, natural de Sesimbra, a artista vencedora da primeira fase do concurso.
O sucesso desta primeira experiência fez com que a Câmara de Sesimbra avançasse para uma segunda fase, que, pelos trabalhos que já estão à vista na vila, será tão surpreendente como a primeira.
O júri é composto por um representante do Turifórum, um representante da Casa das Artes, um representante da Associação de Armadores de Pesca Artesanal Local do Centro e Sul e por quatro técnicos da autarquia das áreas da Cultura, Turismo, Pesca e Comunicação e Informação.
Sesimbra é Peixe e Arte na Rua é uma organização da Câmara Municipal de Sesimbra.
Mais informações na página oficial na Câmara de Sesimbra em  www.sesimbraepeixe.pt.

Agência de Notícias

Comentários