Feira do Empreendedorismo foi sucesso em Santiago

"Iniciativa que tem um retorno muitas vezes superior ao nosso pequeno investimento”

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, faz um balanço “francamente positivo” da 1.ª Feira do Empreendedorismo – “Santiago Empreende”, que decorreu no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém, nos dias 21 e 22 de Novembro, uma organização da autarquia em parceria com a Associação de Desenvolvimento Regional do Alentejo. (ADRAL). “Numa altura em que não há dinheiro praticamente para nada, há que ser criativo e imaginativo, e nós, aproveitando a parceria que temos com a ADRAL no âmbito do Centro de Apoio às Empresas de Santiago do Cacém, acabámos por ter esta ideia, que também de alguma forma pode ser empreendedora, e podermos dar um contributo e incentivar o nosso potencial e o já existente tecido empresarial, de forma a criarmos uma dinâmica”, sublinhou Álvaro Beijinha.
Feira do Empreendedorismo atraiu centenas de pessoas 

O chefe do executivo municipal fez um “balanço francamente positivo” desta primeira edição. “Foi a primeira, mas acreditamos que será a primeira de muitas. Conseguimos fazer uma iniciativa que tem um retorno muitas vezes superior ao nosso pequeno investimento”. Álvaro Beijinha destaca os impactos positivos “para a economia local e a influência que teve não apenas diretamente, mas também indiretamente, naquilo que é a motivação dos potenciais investidores e daqueles que já têm um negócio”, e evidencia também “o impacto que teve na promoção do município”.
A afluência de visitantes também foi bastante satisfatória. “Tivemos muito mais gente do que inicialmente perspetivávamos, em particular no sábado, em que curiosamente tivemos mais pessoas do que na sexta, dia em que tivemos a visita das escolas. Foi um sinal francamente positivo”. O autarca não esconde a sua satisfação pela heterogeneidade dos visitantes, de todas as idades, mas destaca a presença de “muita juventude na casa dos 20/30 anos”, evidenciando “recém-licenciados e jovens desempregados que sentem que têm capacidades para desenvolver um projeto e que procuraram uma oportunidade. Nos workshops, tivemos sempre muita participação e muitas questões na parte do debate, demonstrando que havia ‘sede’ de informação”. Álvaro Beijinha destaca ainda a qualidade dos expositores, “desde empresas, associações, uma universidade, associações empresariais, a banca, o IEFP − que teve uma participação muito relevante na feira − e empresas”.

TecnoDrone vence ideias inovadoras de Santiago do Cacém 
A entrega dos prémios alusivos ao Concurso de Ideias Inovadoras de Santiago do Cacém é classificada por Álvaro Beijinha como “o momento mais interessante” da Feira, com o primeiro lugar a sorrir à empresa TecnoDrone, e o segundo e terceiro lugares a serem atribuídos, respetivamente, à Agrosabor e à Alentec. Os prémios de 500 euros (1.º lugar) e 250 € (2.º e 3.º lugares) foram uma oferta do Crédito Agrícola Costa Azul, parceiro do certame. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém sublinha ainda “outro momento muito interessante, no sábado: um painel de empresários que já têm os seus negócios, todos de sucesso, que foram dar a conhecer as suas experiências e empresas. Foram, talvez, os dois pontos altos”.
Álvaro Beijinha está confiante no futuro e assegura que “o desafio, para o ano, é voltar a organizar a iniciativa, melhorá-la, e tentar fazer um evento que tenha ainda mais impacto na economia local e que projete ainda mais o Município”, expressando a vontade da autarquia em “fazer mais e melhor”.
Além do anúncio da já referida atribuição dos prémios do Concurso de Ideias Inovadoras de Santiago do Cacém e do showcase “Casos de Empreendedores de Sucesso”, em que cinco empresários do município deram a conhecer alguns segredos para a concretização de negócios sustentáveis, estiveram também em destaque os workshops “Apoios ao Empreendedorismo”, “Transição para a vida Ativa – Estágios Profissionais / Passaporte Emprego”, “Co-Working” e “Criação de Empresas”, que estiveram sempre bastante participados e com uma plateia interessada e ativa.

Agência de Notícias

Comentários