Voluntários da Siemens deixaram Samouco mais bonito

400 voluntários mudaram a face da vila do Samouco 

Ontem, cerca de 400 colaboradores da  Siemens estiveram em Samouco, em Alcochete, a participar numa iniciativa de cariz social que visa a requalificação de um conjunto de espaços públicos e equipamentos da vila. Mulheres e homens, deixaram por um dia os escritórios para ajudar o próximo. Os voluntários arregaçaram as mangas e ajudaram cerca de 1260 famílias melhorando 15 espaços sociais. A capela da vila, escolas e parques infantis foram alguns exemplos desta iniciativa, uma das maiores já organizada pela empresa neste âmbito. A Câmara de Alcochete e a Junta de Freguesia local também se associaram a esta iniciativa que contribuiu para uma melhoria das condições existentes na Freguesia de Samouco.


Voluntários recuperaram telhado de família de idosos 

Através de um percurso a pé, é facilmente perceptível a dinâmica que a vila viveu ontem, 23 de Outubro. Entre trinchas, tintas, baldes e outros materiais de limpeza e de requalificação, os colaboradores da Siemens não hesitaram e colocaram “mãos à obra” em diversos locais da vila. Uma vila com tanta gente em dificuldades económicas. O cemitério, o jardim-de-infância, a escola de ensino básico do 1.º Ciclo, a zona envolvente ao depósito de água foram os principais “locais de acção” apontados pelo presidente da Junta de Freguesia, António Almeirim, que, no terreno, destacou ainda que, no âmbito da iniciativa, “duas casas de família estão a ser intervencionadas, com a colocação de novos telhados, para a felicidade dos munícipes em causa”.
Para além dos trabalhos de pintura, António Almeirim destacou ainda outros trabalhos de extrema importância, principalmente para o público escolar, como a colocação de um novo piso na área de recreio da Escola de Ensino Básico e de uma nova vedação de metal no Jardim-de-Infância.
Para os colaboradores da Siemens, esta é uma iniciativa gratificante, na medida em que prestam o seu contributo para o bem-estar da comunidade local. À tarde, o trabalho dá lugar ao convívio, e todos os intervenientes participaram em jogos lúdicos e de convívio na Praia Fluvial e no Parque das Merendas de Samouco.
"É uma iniciativa muito boa porque acabamos por ajudar o próximo, trabalhando em comunidade e mesmo entre colegas de outros departamentos, acabamos por partilhar experiências e conhecermos-mos, porque numa empresa tão grande nem todos se conhecem", dizia Erika Abrantes uma das voluntárias da Siemens que está em Portugal há 119 anos.
Escolas de cara lavada, bancos pintados, telhados arranjados, espaço públicos revitalizados utilizados por todos. Carla Pereira, moradora na vila, resumiu numa frase a iniciativa: "Com estas acções o mundo fica um sitio melhor para viver... e o Samouco mais bonito".
A iniciativa terminou no Moinho da Praia, com um espectáculo de encerramento protagonizado pelo Grupo de Danças Sevilhanas Rocieras de Alcochete.
Neste dia especial para a Vila de Samouco, as crianças também não foram esquecidas e, durante a manhã, no Pavilhão Desportivo da Vila, a Divisão de Desporto da Câmara Municipal promoveu um conjunto de actividades físicas, ao mesmo tempo que, uma equipa da Siemens envolveu o público infantil com os seus kits de experiências.

Agência de Notícias

Comentários