Montijo debate Frentes Ribeirinhas do Tejo

Conferência sobre Frentes Ribeirinhas da Margem Sul a 1 de Novembro 

“Das funções litorais à industrialização moderna: as Frentes Ribeirinhas da Margem Sul do Tejo em Perspetiva” é o tema da próxima sessão do ciclo de conferências comemorativas dos 500 Anos do Foral de Aldeia Galega, que terá lugar na Galeria Municipal do Montijo, no dia 1 de Novembro, a partir das quatro da tarde. 

Montijo discute importância das zonas ribeirinhas do Tejo 

André Fernandes, doutorado em Geografia e Planeamento Territorial pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é o conferencista convidado e, nesta sessão, vai abordar diversos aspetos das frentes ribeirinhas do Arco Ribeirinho Sul.
As frentes ribeirinhas estuarinas refletem um longo e complexo processo de acumulação e sucessão de funções, despoletado pela atratividade que exerceram, ao longo dos anos, para a fixação de pessoas e desenvolvimento de atividades. Neste contexto, a conferência pretende analisar os vários ciclos de ocupação das frentes ribeirinhas do Arco Ribeirinho Sul, desde as suas funções litorais, atividades agrícolas e comerciais até ao processo regional de industrialização.
André Fernandes é investigador na Universidade Nova de Lisboa, nomeadamente no Instituto de Dinâmica do Espaço, no e-GEO Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional e no Instituto de História Contemporânea, onde tem participado em vários projetos de investigação fundamental e aplicada nos domínios do planeamento de transportes e ordenamento do território.
É autor/coautor de vários trabalhos (incluindo livros, capítulos de livros e artigos científicos) nos domínios dos transportes, ordenamento do território e valorização do património marítimo-fluvial.
O ciclo de conferências comemorativas dos 500 Anos do Foral de Aldeia Galega vai continuar, até final de Janeiro de 2015, na cidade do Montijo. Todos os meses, historiadores e investigadores locais e nacionais vão abordar diferentes perspetivas da nossa história e identidades locais.

Agência de Notícias

Comentários