Setúbal celebra hoje dia do Bocage e da cidade

Bocage, o elmano sadino que inspirou a cidade de Setúbal 

Setúbal festeja hoje, 15 de Setembro, o Dia de Bocage e da Cidade,  com um vasto programa comemorativo que inclui não apenas atividades ao longo de todo o dia, mas também durante o mês. Para esta segunda-feira, dia 15, feriado municipal em Setúbal, as iniciativas têm início logo às nove da manhã, a partir da varanda dos Paços do Concelho, onde se realiza a cerimónia do hastear da bandeira, seguindo-se, 15 minutos depois, uma deposição de flores no monumento ao poeta, na Praça de Bocage.

Hoje é dia da cidade de Setúbal com diversas iniciativas marcadas 

Na sessão solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade, com início às 9h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, são entregues as Medalhas de Honra da Cidade a personalidades e entidades do concelho e é prestada homenagem aos funcionários municipais recentemente aposentados. A cerimónia termina com um apontamento musical da tuna da EB 2,3 de Bocage.
Além de eventos organizados pela Câmara Municipal de Setúbal, as comemorações Bocagianas incluem, em paralelo, com o apoio da autarquia, um conjunto de atividades promovidas pelo movimento associativo e outras instituições do concelho.
Continuando no dia 15, às 10 horas no Pavilhão Municipal João dos Santos, o Grupo Desportivo da Fonte Nova realiza um torneio de futsal.
Apesar do feriado, período em que os espaços municipais estão habitualmente encerrados, a Casa Bocage encontra-se aberta ao público entre as 15 e as 19 horas.
As esculturas urbanas “O Zéfiro” e “Sardinhas” são oficialmente inauguradas durante a tarde do dia 15, às 15 e às 15h30, respetivamente.
A primeira, localizada na rotunda da Avenida Álvaro Cunhal, é da autoria de Sérgio Vicente. A segunda, de Luísa Perienes, pode ser apreciada na rotunda das Fontainhas. Ambas as esculturas contaram com o apoio mecenático da Fundação Buehler-Bröckhaus.
Daniel Pires, do Centro de Estudos Bocageanos, apresenta, às 16 horas, na Casa da Cultura, a conferência “Bocage transgressor”.
Um livro, edição de luxo, e um conjunto de postais produzidos pela Câmara Municipal sobre o Retábulo do Convento de Jesus, considerado um dos expoentes máximos da pintura renascentista em Portugal, são apresentados ao público, às 17 horas, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.
O Lions Clube de Setúbal inaugura a sede social, às 17h30, nas instalações do antigo Banco de Portugal.
As atividades comemorativas previstas para o dia 15 terminam com a cerimónia de entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, com início às 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O concurso é organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão.
O programa das Comemorações Bocagianas 2014 decorre até 28 de Setembro, com inúmeras atividades ao longo do mês.
Ana Margarida Chora apresenta o livro “Diadema”, no dia 19, às 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A iniciativa, do Centro de Estudos Bocageanos, inclui considerações sobre a obra por Lina Soares, declamações poéticas e a palestra “Do imaginarismo como nova expressão artística”, por Ana Margarida Chora.

Agência de Notícias

Comentários