Palmela recebe Feira de Empreendedorismo do distrito

Centro de Empresas Maquijig recebe feira inovadora de 18 a 20 de Setembro 

Diversas associações empresariais, de Palmela a Sines, organizam uma Feira de Empreendedorismo do distrito de Setúbal, nos dias 18, 19 e 20 de Setembro, nas instalações do Centro de Empresas Maquijig, em Palmela.  O principal objectivo deste evento é apresentar, através de um Market Place (stands), empresas de diversos sectores de atividade, do distrito de Setúbal. Em comunicado, a organização revela que pretende “estimular a criação de novos negócios e difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. Outro dos objetivos é fomentar o Networking entre empresários e empreendedores de forma a potenciar a criação de sinergias entre as empresas, entidades e pessoas. Através desta iniciativa, as Micro e Pequenas Empresas promover-se-ão em conjunto com grandes empresas e serão partilhadas boas práticas empresariais”, refere a responsável pelo evento, Rita Sampaio. 

Maquijig recebe feira de empreendedorismo de 18 a 20 de Setembro 

“Fomentar a criação de novos negócios e difundir o empreendedorismo como estilo de vida” são alguns dos objetivos da feira de empreendedorismo do distrito de Setúbal. A iniciativa surgiu através de “ideias empreendedoras” entre cinco entidades que pretendem promover e fortalecer as micro e pequenas empresas, divulgar empresas do distrito de Setúbal e envolver a comunidade.
Rita Sampaio, responsável do Centro de Empresas Maquijig (CEM), destaca a inauguração do espaço Maker Space “como o momento alto da feira”. Segundo a responsável este é "um espaço que vai ser aberto à comunidade” e que estará “equipado com impressoras 3D e outras máquinas”. A responsável pelo CEM afirma que as pessoas poderão aprender com os profissionais “a mexer nas máquinas”, mediante uma quantia, que pode ser paga de forma pontual, anual ou semestral.
O Maker Space terá também uma componente social, que consiste em “doar horas por meses” a todas as comunidades, entre elas às crianças que “podem aprender e trabalhar nas máquinas com os profissionais” e aos desempregados, o que será uma mais-valia, pois “podem aprender coisas novas”.
A feira de empreendedorismo está direcionada para toda a comunidade que “pretende viajar durante três dias pelo mundo do empreendedorismo”, desde empresários estudantes, desempregados ou empreendedores e pretende ser um local de partilha de “boas práticas empresariais” com empresas de diversos setores de atividade do distrito.

Produtos regionais e restauração 
O evento estará dividido em áreas temáticas, como a Zona Market Place, que integra um conjunto de stands e onde estarão presentes cerca de cem empresas, um espaço dedicado a conferências e workshops, com aproximadamente 60 apresentações relacionadas com empreendedorismo, inovação e networking refere Rita Sampaio. A feira de empreendedorismo vai decorrer entre os dias 18 e 20, no Parque Industrial das Carrascas, em Palmela e terá ainda momentos de degustação de produtos regionais, como vinho, moscatel, tortas e queijos, entre outras “especialidades da zona” e ainda uma área de restauração.
Esta iniciativa surgiu da partilha de ideias empreendedoras de seis entidades: Centro de Empresas Maquijig: Centro Empresarial de Palmela; COPPR: Desenvolvimento de Projetos Tecnológicos de Vanguarda; Associação de Empresários Pró-ativos da Região de Setúbal; Fórum da Indústria Automóvel de Palmela; Associação do Parque Industrial das Carrascas, de Palmela e Associação Empresarial de Sines.

Comentários