Moita dá apoios ao movimento associativo

Câmara apoia Festas da Moita e coloca pavilhão escolar ao serviço da população 

A autarquia da Moita aprovou, por unanimidade, em reunião pública, a atribuição de apoios financeiros, no valor global de 9 100 euros, ao movimento associativo local que ajuda na elaboração das Festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem que decorrem naquela vila ribeirinha de 12 a 21 de Setembro. Tratam-se de uma das maiores festas do Distrito de Setúbal que é, ao mesmo tempo, uma "injecção de dinamismo e dinheiro" na economia local. Na mesma reunião do executivo, a 27 de Agosto, foi aprovado o contrato de Cedência de Utilização do Pavilhão Desportivo Mouzinho da Silveira. A autarquia transfere cerca de 1600 euros por mês, para o Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, e passa a gerir durante alguns períodos da semana o referido pavilhão, disponibilizando-o "às associações, clubes e coletividades, num importante apoio municipal à formação de crianças e jovens do concelho", explica o gabinete de imprensa do Município. 

Moita aprova subsídios ao  movimento associativo  

As Festas em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, na Moita, estão quase a começar. Decorrem entre 12 e 21 de Setembro [a apresentação decorreu este sábado] e são, no parecer do executivo da Câmara da Moita,  "as festividades de maior relevância e tradição no concelho da Moita, com grande projeção a nível regional e nacional". E é "um dos fatores determinantes do sucesso destas festas populares é a cooperação e envolvimento do movimento associativo que enrique a programação com diferentes iniciativas", explica fonte da Câmara da Moita ao ADN.
Neste âmbito, em reunião do executivo, a 27 de Agosto, a autarquia atribuiu apoios financeiros, no valor global de 9 100 euros, ao Centro Náutico Moitense, promotor da Noite do Fragateiro, da Regata de Embarcações Típicas do Tejo, do Concurso de Barcos Engalanados e do Cais Vivo, ao Grupo Tauromáquico Moitense, que assegura as entradas e largadas de toiros, à Banda Musical do Rosário, pelas suas participações na apresentação pública das Festas, nos cortejos diurnos e noturnos, na procissão, na Tarde do Fogareiro e na Noite do Fragateiro, e ao Núcleo de Cicloturismo Moitense, pela promoção do habitual Passeio de Cicloturismo. Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Câmara passa a gerir parcialmente pavilhão escolar na Baixa da Banheira  
Na mesma reunião, o executivo aprovou ainda o contrato de Cedência de Utilização do Pavilhão Desportivo Mouzinho da Silveira, transferindo 1636 euros por mês para o Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira.
"Como forma de rentabilizar as instalações e equipamentos desportivos municipais, proporcionando uma maior oferta ao Movimento Associativo e à população em geral, a Câmara Municipal aprovou o Contrato de Cedência de Utilização do Pavilhão Desportivo Mouzinho da Silveira, transferindo, para o Agrupamento de Escolas Mouzinho da Silveira, uma verba mensal de 1636 euros", diz o texto da proposta.
De acordo com este contrato programa, de segunda a sexta-feira, das 19  às 24 horas, aos sábados, das 15 às 21 horas, e aos domingos, das oito às 14 horas, este pavilhão, na Baixa da Banheira, "passa a ser gerido pela Câmara Municipal que o disponibilizará às associações, clubes e coletividades, num importante apoio municipal à formação de crianças e jovens do concelho", explica a autarquia. A proposta foi aprovada por maioria, com abstenção dos vereadores socialistas.
Ainda nesse dia, foi aprovada, por maioria, com uma abstenção do PS, a proposta de atribuição de um apoio financeiro ao Juventude Futebol Clube, no valor de mil euros, "destinada a comparticipar a reparação e substituição do telhado das suas instalações".

Agência de Notícias

Comentários