Dois homens morreram nas largadas da Festa da Moita

 Touro mata dois homens na primeira largada da Festa da Moita

Dois homens morreram na  madrugada de sábado depois de serem colhidos por dois touros, na primeira largada de touros das Festas em honra a Nossa Senhora da Boa Viagem que começaram sexta-feira na vila. Um dos homens, de 46  anos,  foi colhido pelo touro brutalmente junto a um burladero e uma parede. O homem a residir na Moita chegou já cadáver ao hospital do Barreiro. Um segundo homem, colhido por outro, chegou ao hospital em estado "muito grave" tendo também falecido. Outras três pessoas ficaram ainda feridas. A Comissão das Festas da Moita "lamenta" a perda de vidas humanas mas garante que a Festa irá continuar. "As pessoas são avisadas dos riscos que correm neste tipo de eventos da festa brava", disse Clarisse Santos, responsável pelas Festas da Moita que entraram hoje no quarto dia.  A próxima largada de touros está marcada para a manhã desta segunda-feira, às 10 horas.  

Largadas de Touros da Moita começaram ontem  

Seriam, mais ou menos, duas da madrugada quando um homem saiu de um burladero para chamar o touro. O animal respondeu e terá colhido o homem antes que este chegasse ao burladero. Segundo aquilo que uma testemunha contou à SIC, "o homem foi furado logo na barriga".
Num vídeo amador publicado na CM TV, captado por um espectador da largada , mostra um homem a enfrentar o touro. Vítor Varela, de 46 anos, foi colhido dentro do recinto e projetado contra uma parede, quando se tentava refugiar das investidas do touro. A força da violenta colhida deixou, em poucos minutos, o homem esvaído em sangue e estendido no chão, com ferimentos graves no pescoço e abdómen. Foi assistido no local e transportado pelos Bombeiros da Moita para o hospital do Barreiro. Morreu pelo caminho. A vítima residia na Moita, era trabalhador da construção civil e deixa três filhos de 10, 16 e 21 anos.
A segunda vítima, José Liza, de 27 anos, estudante de Engenharia Civil, do Politécnico de Setúbal, estava no sítio errado à hora errada. Dizem algumas testemunhas que o homem caiu no recinto e foi colhido por outro touro. Ficou ferido com gravidade, após ter sofrido uma perfuração num pulmão. Foi operado de urgência no hospital do Barreiro, mas não resistiu aos ferimentos.
Na mesma largada de toiros, a primeira das oito largadas previstas durante as Festas da Moita, ficaram ainda feridas outras três pessoas.

Comissão lamenta "tragédia" mas mantêm as largadas
A Comissão das Festas da Moita lamenta "esta situação e endereçamos os nossos sentimentos às famílias. Quando fazemos a festa é para as pessoas se divertirem e não para acontecerem estas coisas, mas é algo que pode acontecer na festa brava", explicou Clarisse Santos. 
A responsável pela organização das Festas garante que "as pessoas são avisadas dos perigos que correm durante as largadas de touros", que atraem à vila da Moita, por esta altura, milhares de pessoas. "Talvez mude um pouco estado de espírito das pessoas e lamentamos sempre que isto aconteça", diz Clarisse Santos que informou que as Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem - nem as próprias largadas de touros que vão decorrer até 21 de Setembro - não serão interrompidas por conta desta tragédia. "As Festas são um enorme investimento e há imensas coisas a acontecer nesta altura", garante a responsável.  
Na avenida principal da Moita, que é dividida, são largados três touros, num evento que atrai milhares de pessoas ao concelho, com muitas tradições ligadas à tauromaquia e à festa brava. 
As tradicionais largadas de touros continuam a atrair milhares de pessoas à principal avenida da vila. Este ano, vão acontecer nos dias 19, a partir da uma da manhã, nos dias 15,(hoje), 16, 17, 18, 19 e 21, às 10 horas, e no dia 20, às 17 horas. Todas as largadas são antecedidas pela entrada de touros a pé, a partir do Largo Conde Ferreira.
A Praça de Touros Daniel do Nascimento acolhe, por esta altura, a maior e melhor feira taurina do país, com corridas, no dia 15 – Corrida mista – às 22 horas e nos dias 16 - Corrida do Município - , [as 18 horas], e nos dias 18 e 19, às 22 horas. A 17 de Setembro haverá uma novilhada popular em benefício da Escola de Toureio da Moita.
No entanto as Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem são ainda feitas de muita fé e devoção, com o destaque para a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, com a emotiva bênção dos barcos engalanados no Cais da Moita, que decorreu ontem à tarde com milhares de devotos e turistas na vila.
Até ao primeiro dia de Outono ainda há muita coisa para ver - e acontecer - na vila da Moita.

Agência de Notícias

Comentários