CENSA quer reforçar respostas sociais em Samouco

Comissão Executiva recupera trabalho do Centro Social de São Brás

“No coração do Samouco desde 1986” é o novo lema do CENSA - Centro Social de São Brás, uma instituição privada de solidariedade social que dá resposta às necessidades desta Freguesia do concelho de Alcochete, principalmente no apoio a idosos e à 1.ª infância e que, actualmente, encontra-se sob gestão de uma Comissão Executiva Transitória, presidida por Paulo Alves Machado. "A Comissão tem vindo a trabalhar num plano de reestruturação financeira e organizacional que credibilize a instituição junto da Segurança Social, dos trabalhadores, munícipes e credores", explica a Câmara de Alcochete em comunicado. 


Comissão garante apoios sociais a idosos e crianças no Samouco 

Dada a difícil conjuntura económica em que se encontrava esta instituição, e estando na iminência de encerrar, foi eleita a Comissão transitória, em sede de Assembleia Geral, constituída por Vânia Tinto, Viviana Amaral, João Rei e Fátima Salazar. Desde a sua tomada de posse, e de acordo com Paulo Machado, "a Comissão tem vindo a trabalhar num plano de reestruturação financeira e organizacional que credibilize a instituição junto da Segurança Social, dos trabalhadores, munícipes e credores", explica a Câmara de Alcochete em comunicado.
As opções de gestão vão ser planeadas de acordo com a visão estratégica já definida e que assenta, segundo a autarquia, "em premissas como a notoriedade da instituição na comunidade e o alargamento da base associativa, uma gestão económica e financeira integrada num sistema orientado para a qualidade total, a capacitação dos trabalhadores e o incentivo à colaboração activa dos pais, sócios, voluntários, instituições em projectos de interesse para a comunidade e potenciação de respostas sociais a partir das necessidades internas e externas da Associação".
O Berçário/ Creche (3 aos 36 meses), o LudoCensa (3 aos 6 anos), o CATL e Centro de Estudos (6 aos 12 anos), o Centro de Dia para cidadãos com mais de 50 anos (com actividades ocupacionais e de bem-estar) e o Serviço de Apoio Domiciliário (com prestação de serviços como higiene pessoal e doméstica, tratamento de roupas e alimentação aos utentes) são as valências que estão ao dispor dos munícipes, sendo o período de inscrições para estas valências já está em curso.
Durante este mês de Setembro, o CENSA terá ainda outras respostas sociais disponíveis para sócios como restaurante social, lavandaria e engomadoria social, transporte especializado para crianças e idosos e
gabinetes de apoio a sócios em diferentes valências.
O Centro Social de São Brás do Samouco, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como objectivo contribuir para a promoção e auxilio da população da freguesia do Samouco, em Alcochete. Dispõe de ATL, creche, centro de dia e apoio domiciliário.

Agência de Notícias

Comentários