Judoca de Almada a 32 segundos do título mundial

Telma Monteiro é vicecampeã mundial de Judo 

Aos 27 anos, a judoca de Almada, Telma Monteiro, passou mais perto do que nunca da coroa mundial que continua a faltar-lhe num currículo recheadíssimo. A derrota na final da categoria -57 kgs, no ponto de ouro, perante a japonesa Nae Udaka, encerrou a sua participação no Mundial que se realiza em Cheliabinsk, na Rússia, com a medalha de prata e um título de vicecampeã mundial que ostenta pela quarta vez, depois das medalhas de prata nos Mundiais de 2007, 2009 e 2010. Depois de cinco vitórias consecutivas, na decisão, realizada na Sport Arena Traktor, Telma Monteiro esteve a 32 segundos do título mundial, num combate que controlou até esse momento. Perdeu a conquista do  mundial por ter tocado nas pernas da adversária. 

Telma Monteiro esteve quase a tornar-se campeã do mundo 

A portuguesa Telma Monteiro conquistou pela quarta vez uma medalha de prata nos Mundiais de judo, ao perder a final da categoria -57 kg frente à japonesa Nae Udaka. A judoca de Almada já tinha sido vice-campeã em 2007, 2009 e 2010, continuando, assim, sem conseguir chegar ao ouro.
Desta vez, em Cheliabinsk (Rússia), voltou a não conseguir quebrar a malapata. Depois de ter vencido quatro combates, eliminando a cazaque Sevara Nishanbayeva, a norte-americana Marti Malloy (que a tinha derrotado nos Jogos Olímpicos de 2012), a suíça Fabienne Kocher e a mongol Sumiya Dorjsuren, Telma caiu na final, perante uma japonesa.
Após um empate no tempo regulamentar, a portuguesa perdeu frente à japonesa Udaka no "ponto de ouro", um prolongamento da final que é vencido por quem conquistar primeiro um tipo de vantagem.
Quatro vezes campeã europeia a melhor judoca portuguesa de todos os tempos esteve a apenas 32 segundos da consagração que continua a fugir-lhe, numa carreira que já leva quase 14 anos. Depois de cinco vitórias consecutivas, na decisão, realizada na Sport Arena Traktor, Telma Monteiro esteve a 32 segundos do título, num combate que controlou até esse momento e viu a sua adversária sofrer um "shido", por posição demasiado defensiva, quando ainda faltavam 2.39 minutos para o fim.
Penalizada pelo esforço que fez até aos instantes finais, a judoca portuguesa acabou, também ela, por ser penalizada numa fase que já aparentava cansaço, voltando a pontuação à estaca zero. No "ponto de ouro", sem que alguma das duas judocas sobressaísse, Telma acabou desqualificada numa situação de ataque da japonesa, em que, no desequilíbrio, levou à mão à perna da asiática.
No final do combate, Telma Monteiro revelou que o seu objectivo era "ganhar uma medalha" e afirmou que não estava entre as favoritas. "Acredito no meu judo e no meu trabalho. Desta vez, decidi pensar combate a combate e assim cheguei à final", disse à Lusa. Aos 27 anos, a atleta garantiu que o dia de abandono da modalidade "ainda não chegou".
Na final, os nervos poderiam jogar contra a portuguesa, mas Telma Monteiro refutou esse facto e sentiu-se, sempre, isso sim, uma privilegiada. “Não senti qualquer nervosismo ou pressão. Senti-me, sinceramente, agradecida por ter mais uma oportunidade de representar bem o meu País e as pessoas que me apoiam. Entrei na final para ganhar. Claro que fiquei muito contente por estar na final, mas quando lá estamos queremos ganhar. O combate foi muito bem disputado, estava muito equilibrado, acabámos por ir para o ponto de ouro com um castigo para cada uma e não havia muita margem para erro. Quando estamos a lutar para ser campeões do Mundo temos de arriscar. Acabei por cometer um erro e fui desclassificada”, disse a judoca do Benfica em declarações à BTV.
O director técnico da Federação Portuguesa de Judo, Rui Vieira, considerou o resultado "fantástico" e, em declarações à Lusa, deixou um apontamento em relação à arbitragem. "Pode-se questionar apenas um castigo por falta de combatividade à judoca japonesa, em cinco minutos de combate", afirmou o dirigente. O historial de Telma Monteira faz dela "um fenómeno ímpar no desporto português", acrescentou ainda Rui Vieira.

Agência de Notícias


Comentários