Agenda do Distrito de Setúbal



Festas de Canha de 5 a 7 de Setembro 
Ana Malhoa canta em Canha dia 7 de Setembro 

Entre 5 e 7 de Setembro, a secular vila de Canha (concelho do Montijo) vai receber mais uma edição das Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira. Como principais atracções deste ano há Sérgio Rossi, Luis Filipe Reis e Ana Malhoa. Três dias de grande animação na mais antiga localidade do concelho do Montijo. Como habitualmente, haverá muita música, animação, largadas de toiros, bailes, charanga e os momentos religiosos, nomeadamente a missa e a procissão em honra de Nossa Senhora da Oliveira que terão lugar no dia 7 de Setembro, a partir das 16 horas. Este ano, as Festas de Canha oferecem um conjunto de espetáculos com conceituados artistas da música popular portuguesa: no dia 5 de Setembro atuará Sérgio Rossi, no dia 6 de Setembro Luís Filipe Reis e no dia 7 de Setembro, na noite de encerramento, terá lugar um espetáculo com Ana Malhoa.
A não perder, também, a noite da sardinhada (6 de Setembro) e o fogo-de-artifício (7 de Setembro).
Aproveite esta oportunidade para conhecer e visitar a mais antiga localidade do concelho do Montijo e divirta-se nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Oliveira.

Noite das madrinhas das marchas em Setúbal 

Hoje há marchas populares em Setúbal 
O espírito das Marchas Populares está de regresso a Setúbal com um espetáculo, a realizar esta sexta-feira, 5 de Setembro, na Baixa da cidade, com atuação das madrinhas do concurso deste ano.
A “Noite das Marchas”, a partir das 21h30, no Largo da Ribeira Velha, junta as madrinhas das coletividades participantes nas Marchas Populares de Setúbal 2014, que interpretam as canções que foram ouvidas nos desfiles.
O evento integra o programa “Animação na Baixa de Setúbal”, a decorrer durante os meses de verão, entre julho e setembro, promovido pela Câmara Municipal com o objetivo de apoiar o comércio daquela zona da cidade aberto em período noturno, através da dinamização de espetáculos de rua de música e teatro, normalmente à sexta-feira, que contribuam para atrair pessoas.
As restantes iniciativas do programa, às 21h30 e igualmente integradas nas Comemorações Bocagianas, são um concerto dos 4 Sixties, dia 12, no Largo da Ribeira Velha, uma arruada do grupo de percussão Bardoada, a 19, e uma atuação de Xaral’s Dixie, a 26, ambas pelas ruas da Baixa.

“Artes e Talentos” no Mercado Municipal da Moita dia 6
Artes e Talentos este sábado na Moita

A feira de artesanato “Artes e Talentos” regressa ao interior do Mercado Municipal da Moita, no dia 6 de Setembro, a partir das 8:30h. Por lá, poderá encontrar artesanato em madeira, metal, cerâmica, cortiça, tecido, crochet, entre outros materiais.
A “Artes e Talentos” realiza-se habitualmente ao primeiro e segundo sábado de cada mês, mas em Setembro, excecionalmente, decorre apenas no primeiro sábado devido à realização das tradicionais Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, a partir de dia 12 deste mês.
Esta feira insere-se no Programa de Dinamização e Animação do Mercado Municipal da Moita. Se pretende expor as suas peças na “Artes e Talentos”, inscreva-se através do endereço eletrónico pav.mun.exposicoes@mail.cm-moita.pt, indicando nome, morada, telemóvel, número de contribuinte e tipo de produtos a expor (com fotos exemplificativas).
Para mais informações, contacte a Divisão de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Moita (T: 210816914).

Palestra sobre Feng Shui na Biblioteca de Alcochete dia 6 
Feng Shui em discussão em Alcochete 
O Feng Shui será tema de uma palestra que vai decorrer na Biblioteca de Alcochete no próximo sábado, 6 de Setembro, às 16 horas.  A professora e consultora de Feng Shui, Susana Freitas, é a dinamizadora desta palestra intitulada “Conheça o Feng Shui e os benefícios que pode trazer à sua vida” que, tal como o título sugere, tem como objectivo divulgar esta arte chinesa que auxilia o homem a estar em equilíbrio com a energia dos espaços que o rodeiam e, consequentemente, estar em equilíbrio com ele próprio. 
Dirigido ao público em geral, a palestra terá uma duração aproximada a 120 minutos. Para mais informações, os interessados devem contactar a Biblioteca de Alcochete através do número de telefone 212 349 720 ou do endereço electrónico biblioteca@cm-alcochete.pt.


“Pedalada à Beira Tejo Noturna” na Moita dia 6
Pedalada pela Moita este sábado à noite 

A Câmara da Moita desafia os adeptos da bicicleta para uma “Pedalada à Beira Tejo Noturna”, no dia 6 de Setembro, pelas 21 horas.  Moita – Paços do Concelho (local de partida), Gaio, Rosário, Sarilhos Pequenos, Chão Duro, Pinhal da Areia, Carvalhinho e regresso à Moita é o percurso deste passeio de bicicleta noturno, num total de cerca de 20km.
De referir que o Passeio de Bicicleta “Pedalada à Beira Tejo Noturna” insere-se no programa “NaturalMoita”, um projeto da Câmara Municipal da Moita que engloba passeios pedestres e de bicicleta, canoagem e atividades de triatlo de aventura em locais privilegiados do concelho, como parques e jardins, trilhos na natureza, zona ribeirinhas e praia fluvial do Rosário. O objetivo principal do NaturalMoita é dinamizar iniciativas desportivas ao ar livre, fomentando o convívio desportivo e criando hábitos de vida saudáveis junto da população.
Participe e conheça o concelho da Moita durante a noite. 


Espaço Sénior de Porto Covo assinala 1.º aniversário 
Idosos de Porto Covo em festa no domingo 
O primeiro aniversário do Espaço Sénior de Porto Covo é assinalado, no domingo, dia 7 de Setembro, às 15h30, com uma festa para toda a população sénior da freguesia do concelho de Sines.
A festa de aniversário terá animação musical por Hélder Pereira e Cidália.
O Espaço Sénior de Porto Covo ocupa desde 2013 parte das instalações do edifício centenário da Escola Básica de Porto Covo.
Foi criado como um ponto de encontro da população idosa de Porto Covo, para combate à solidão através do convívio, da leitura de revistas e jornais, dos jogos, da partilha de histórias e experiências de vida com os vizinhos e amigos.
O aniversário do Espaço Sénior de Porto Covo é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Sines e da Junta de Freguesia de Porto Covo.


Comentários