Setúbal pede peritagem à Escola das Amoreiras

Câmara exige explicações da empresa sobre placas de amianto em escola nova 

Um ex-trabalhador de empresa Construtora de Lages, Lda. denunciou na segunda-feira, no telejornal da RTP, que retiraram placas de fibrocimento com amianto de uma Escola do Lumiar, em Lisboa, para uma Básica, em Setúbal. Em comunicado a autarquia de Setúbal mostra-se "preocupada" com a denúncia e exigiu explicações à empresa construtora da Escola das Amoreiras e pediu ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, uma peritagem independente aos trabalhos daquela empresa na escola. 


Denúncia na RTP motiva pedido da Câmara de peritagem do LNEC

A Câmara de Setúbal confirmou em comunicado que a empresa em causa, Construtora de Lages, Lda., executou trabalhos na cobertura na Escola Básica das Amoreiras, contudo diz que não estiveram previstas substituição de quaisquer telhas.
A autarquia revela ainda que a cobertura não foi removida mas sim selada e encapsulada, “processo previsto no Guia de Boas Práticas não vinculativo publicado pelo Comité de Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho da Comissão Europeia, disponível no sítio de internet da Autoridade para as Condições de Trabalho.
Perante as informações divulgadas pela RTP, a Câmara de Setúbal pediu ontem, com caráter de urgência, à Construtora de Lajes que prestasse esclarecimentos sobre o que foi relatado na reportagem televisiva.
Para garantir a segurança e fiabilidade do processo de selagem e encapsulamento da cobertura desta escola e da Escola de Santa Maria da Graça, empreitada realizada pela mesma empresa, a autarquia de Setúbal já pediu ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil - uma peritagem independente aos trabalhos efetuados pela Construtora de Lages, Lda.
Note-se que a Construtora de Lages é uma empresa especializada em análises e remoção de materiais contendo amianto que opera em todo o país desde 1994. Atualmente, é líder de mercado na remoção, embalagem e transporte a vazadouro de coberturas de fibrocimento.

Agência de Notícias

Comentários