Palmela recebe melhores saxofonistas do mundo

5º Festival Internacional de Saxofones de Palmela já começou 

Até 19 de Julho, a Sociedade Filarmónica Humanitária, o Conservatório Regional de Palmela e o Quarteto de Saxofones Artemsax promovem a quinta edição do Festival Internacional de Saxofones de Palmela, ponto de passagem obrigatório para os amantes do saxofone. Pelo centro histórico da vila passam alguns dos melhores saxofonistas do mundo. O evento é apoiado pela autarquia local em cinco mil euros.


Melhores saxofonistas do mundo estão esta semana em Palmela 

Na sua 5ª edição – distribuída por diversos espaços do Centro Histórico da vila, nomeadamente, o Cineteatro S. João, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Casa Mãe Rota de Vinhos e a Biblioteca Municipal de Palmela – o programa integra vinte concertos temáticos com entrada livre, os espaços “Escolas Clássico”, “Escolas Jazz” e “Música de Câmara”, Masterclasses e Workshops com músicos de renome dos Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Holanda e Portugal, e o 5º Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos”.
Todas as noites, a partir da meia-noite e meia, a Casa-Mãe é palco de jam sessions com palco aberto à participação de todos os interessados, para um final de noite descontraído, entre os melhores vinhos da região.
Com uma oferta de programação cultural muito intensa e variada: cerca de 20 concertos e espetáculos (de entrada gratuita), Masterclasses, Workshops, Seminários, Conferências, Concurso Internacional de Saxofone "Vitor Santos". Este festival, apoiado pela Câmara de Palmela, "assume-se como um projeto cultural de serviço público, contribuindo assim para elevar o nível artístico e pedagógico do nosso país, ajudando na formação de mais e melhores ouvintes, através de uma partilha de experiências e saberes entre alguns dos mais prestigiados nomes do saxofone nacional e internacional, professores, estudantes e público", diz a organização do Festival.
Lembre-se que o município de Palmela celebrou um protocolo de cooperação com a  Sociedade Filarmónica Humanitária que prevê, entre outros apoios ao nível técnico e logístico, a atribuição de um subsídio no valor de cinco mil euros a cada edição do Festival Internacional de Saxofones de Palmela.

Um festival que começou há 9 anos 
Passados quase 9 anos da primeira edição, o FISP - Festival Internacional de Saxofone de Palmela, "continua a afirmar-se como uma iniciativa única no panorama artístico e pedagógico em Portugal e além-fronteiras, ponto de passagem obrigatório para os amantes do saxofone e da música", explica a organização do evento.
A nivel pedagógico também tem deixado uma importante marca no ensino do saxofone em Portugal, dos participantes nas masterclasses e laureados do Concurso Internacional de Saxofone "Vitor Santos" alguns "afirmam-se hoje como pioneiros de uma nova geração de saxofone em Portugal, ocupando lugar de destaque no meio artístico e pedagógico Português", diz ainda a organização do Festival que decorre até sábado na vila de Palmela. 
Mais informações e programa completo em www.fispalmela.org.

14 a 17 de Julho
Masterclasses:
Otis Murphy (EUA)
Mario Marzi (Itália)
Michel Supera (França)
Jerome Laran (França)
Fernando Ramos (Portugal)

Workshops:
Denys Baptiste (Inglaterra)
Mário Marques (Portugal)
Henk van Twillert e Jacintha Meilink (Holanda)
Luís Ribeiro (Portugal)

Agência de Notícias

Comentários